Pular para o conteúdo
Search

Búzios promove reunião para tratar da legalização dos eventos de fim de ano

Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura de Búzios promoveu uma reunião no Hotel Rio Búzios, no bairro João Fernandes, para tratar da legalização dos eventos de fim de ano. A atividade contou com a presença de representantes do governo municipal, vereadores e do Ministério Público (MP), além de produtores de eventos da cidade. O presidente da Câmara Municipal, Rafael Aguiar e os vereadores Raphael Braga e Victor Santos também compareceram na reunião.

Na ocasião, os representantes das secretarias responsáveis pela fiscalização e liberação dos eventos, alertaram aos produtores de eventos sobre a necessidade de agilizar os pedidos das festas que ocorrerão no município no período mencionado.

De acordo com o subsecretário de Segurança e Ordem Pública, Maycon Siqueira, a legalização dos eventos é importante para elaboração das ações de ordenamento do trânsito, e medidas de segurança durante as festas. Outra questão, são os eventos com fogos de artifício. Somente os de baixo estampido estão autorizados. É necessário informar na abertura do processo sobre a utilização, para que a Secretaria do Ambiente e Urbanismo possa analisar e então deferir ou não o pedido.

Neste ano, o MP, participará junto com a Prefeitura do planejamento dos eventos de comemoração da passagem de ano. Segundo o promotor de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio, Dr. Vinicius Lameira, é importante que os produtores de eventos formulem seus pedidos e indiquem o tamanho da festa e estimativa de público. A atuação do órgão será basicamente em dois aspectos: poluição sonora e tráfego.

“O MP tem uma assessoria técnica relacionada a mobilidade urbana que estará participando do esquema de trânsito, para que a cidade não sofra igual ano passado e que lugares inadequados não sirvam como local de ventos de grande porte, incompatível com as características da localidade. Hoje é o primeiro passo para a gente amenizar os conflitos, o ponto de análise e atuação do MP, é a Legislação. Temos em Búzios, a Lei de uso e ocupação do solo, que determina os usos possíveis e vedados em cada zona. A Lei de Búzios é muito objetiva, ela que fornece os parâmetros de onde e como uma festa pode ser realizada. Em relação a ruídos, quem quiser fazer evento em zona residencial, tem que ter projeto de isolamento acústico. Quem emite ruídos acima do permitido, está sujeito a infração civil, administrativa e inclusiva penal. Pode ser uma contravenção de perturbação do sossego ou se tiver algum estabelecimento que reiteradamente descumpre esses ruídos e causa prejuízo ao bem-estar e a tranquilidade de seus vizinhos, pode ser inclusive enquadrado nas leis de crimes ambientais. O MP vai seguir a lei, e sempre que for acionado, também acionaremos os fiscais da Prefeitura de Armação de Búzios. e é isso que vamos atuar”, disse o promotor.

O secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, destacou que a corresponsabilidade é de todos. “Essa corresponsabilidade tem que ocorrer de forma consciente, cada um sabe da responsabilidade que tem. Nossa cidade é turística, e conhecida mundialmente. É preciso ter consciência, educação ambiental e cooperação de ambas as partes. No final do ano, a população triplica, porém se cada um fizer sua parte e respeitar o direito do outro e as Leis municipais, os festejos de fim de ano transcorrerão de forma harmoniosa entre todos os moradores e visitantes.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.