A Secretaria da Mulher de Búzios está intensificando a luta contra a violência de gênero por meio da campanha “Búzios Por Elas”, com a ação “Verão Seguro”. Desde 5 de janeiro, equipes da secretaria têm percorrido as ruas da cidade, estabelecimentos comerciais e praias, abordando moradores, turistas e comerciantes para sensibilizar sobre as diversas formas de violência contra as mulheres.
A iniciativa busca disseminar informações importantes, como os contatos para denúncias e acolhimento das vítimas. As equipes têm abordado estabelecimentos comerciais, garantindo o cumprimento da Lei Municipal Nº 1.577/2020, que exige afixação de avisos com o Disque 180 e disponibilização de adesivos e cartazes com informações sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.
A equipe técnica do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) oferece capacitação aos colaboradores dos estabelecimentos comerciais para a elaboração conjunta de protocolos de apoio e segurança às mulheres vítimas de violência. Para agendar a capacitação, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (22) 99608-2791.
Gabriela Quintela, turista do Rio de Janeiro, expressou sua satisfação ao perceber a atuação do poder público em Búzios para ampliar a segurança das mulheres durante o Verão Seguro. Destacou a abordagem positiva da equipe e a presença de banners informativos na Praia de Geribá, que a fizeram sentir-se segura e acolhida, conhecendo os canais disponíveis na cidade para mulheres que precisam de apoio.
Combate à violência continua durante o carnaval
Em Búzios, o enfrentamento à violência contra a mulher será uma pauta constante, com o Bloco “Não é Não” voltando às ruas durante o carnaval. A primeira saída está programada para o dia 2 de fevereiro, com o intuito de mobilizar o ano inteiro pelo fim da violência de gênero.
Diversos órgãos e instituições de segurança pública têm atuado em Búzios após uma série de ocorrências de feminicídio na cidade. A Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha, intensificou operações em resposta ao crescente índice de violência contra mulheres na região.
No último mês de dezembro, dois casos de feminicídios ocorreram em Búzios, evidenciando a necessidade de ações contínuas. O telefone institucional da Patrulha Maria da Penha (22) 99234-0073 também foi disponibilizado para denúncias.