Uma pesquisa divulgada nesta segunda feira (18) o Estudo da Demanda Turística Internacional, aponta que Búzios e Rio são os principais destinos de lazer do estado. O Rio registra 87,2% da preferência, enquanto Búzios atinge 20,8%.
Estudos desenvolvido pela Rede de Inteligência de Mercado no Turismo, levantados com base na análise do movimento turístico no Brasil, mostram que os principais mercados emissores de turistas para Búzios são: Argentina (26,2%), Estados Unidos (12,0%) e Chile (7,9%). O Ecoturismo empata com o Turismo Cultural em 16% dos motivos da viagem, perdendo apenas para o Turismo Sol e Praia, que conquista 53% dos motivos.
O estudo aponta ainda que mais da metade dos turistas que vêm para Búzios, já visitaram a cidade anteriormente. A satisfação do visitante revela números como 97% de avaliações positivas para a Hospitalidade, 94% para a Diversão Noturna e 93% para a Gastronomia.
A Rede de Inteligência de Mercado do Turismo (RIMT) é um ambiente para análise e compartilhamento permanente de informações e conhecimentos entre representantes da iniciativa privada, do terceiro setor e do poder público, para orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados.
A Rede é uma forma não institucional de organização. Uma maneira de articulação que permite a distintos indivíduos trabalhar em conjunto e de forma organizada. A RIMT é coordenada pelo Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae Nacional.
O estudo completo está no site do Ministério do Turismo, através do link: http://www.turismo.gov.br/rede-de-intelig%C3%AAncia-de-mercado.html