Pular para o conteúdo
Search

Búzios pode ter tarifa dobrada para passageiros transportando animais em dias de vacinação

Vereador João Carlos de Souza, o Cacalho, em sessão da Câmara

Na última terça-feira (22) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Búzios, foi apresentado um Projeto de Lei (PL) que regulamenta a circulação de cães e gatos no transporte público municipal em dias de campanha de vacinação propostas pelo poder público.

Segundo o PL 46/2019, donos de animais domésticos terão permissão para transporte de até dois animais efetuando o pagamento dobrado, desde que apresente  Carteira de Vacinação, emitida por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária e instrumentos que possam ser utilizados para limpeza de possíveis dejetos despejados pelos animais, além disso os animais deverão estar com coleira e focinheira. Empresas que não cumprirem a determinação poderão ser penalizadas com multa de R$1 mil, aplicada em dobro em caso de reincidência.

Ativistas e defensores da causa animal não viram o PL, proposto pelo vereador João Carlos de Souza (DEM), com bons olhos e questionam sua aplicação na realidade buziana, de falta de estrutura e apoio à causa animal. Para Claudia Valéria, protetora e presidente do Coletivo pelo Amor aos Animais de Búzios, o projeto tem pontos que deveriam ser discutidos com a sociedade e principalmente, com os protetores.

Claudia Valeria, ativista e protetora

“Eu gostaria muito de entender esse Projeto de lei do Vereador Luiz Carlos, mas não consigo.  Primeiro ponto, está bem claro que as vans seriam obrigadas a levar os animais somente nos dias de vacinação publica. Ora, e os outros dias? E se o pobre animal estiver doente e o tutor não tiver carro? Como fazer? Segundo ponto, a pessoa pra transportar o animal tem que apresentar carteira de vacinação. Como assim? E se o bichinho nunca foi vacinado? E se for animal de rua? Terceiro ponto, tem que pagar a passagem do animal? Ou seja, se pagar vai ter direito durante o trajeto ficar no banco? O  tutor se transportar 2 animais pagará 3 passagens, ou seja 21 reais ida e volta? Geralmente não tem dinheiro nem pra pagar a dele! Focinheira pra animais de pequeno porte?
Deixou vago se uma pessoa dentro da van, não se sentir confortável não será obrigado a levar? Os nobres  vereadores teriam que ter mais amor pelos animais da cidade aonde vivem, e fazerem projetos de castração  e farmácia popular”, questiona Claudia.

Ainda segundo Claudia Valéria, todos esses questionamentos serão levados ao gabinete do vereador para que sejam revistos durante a tramitação do projeto de lei. “Vamos acompanhar de perto essa tramitação, e questionar esses pontos que precisam ficar mais claros”, completou.

O PL  foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça para análise.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.