Pular para o conteúdo
Search

Búzios pode ter redemarcação do Parque Costa do Sol

Por Lucas D’Assumpção

foto-de-hernesto-gallioto
O parque em Búzios

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na próxima quinta-feira, dia 10, a partir das 15h, vota em primeira discussão o Projeto de Lei 1546, que retira a área de Monte Alto, em Arraial do Cabo, dos limites do Parque Estadual da Costa do Sol. O objetivo da proposta seria fazer com que o local possa receber melhorias, com a implantação de equipamentos urbanos. A autoria do PL é do deputado cabofriense Janio Mendes (PDT). Ambientalistas desconfiam dessas boas intenções e acreditam que o impacto não será  positivo.

“Em áreas protegidas ambientalmente, você não pode construir, impermeabilizar o solo. A restinga de Massambaba, por exemplo, é riquíssima em espécies raras de fauna e flora, segundo o Jardim Botânico, RJ, e o Laboratório de Aves da Uerj. Um banco biológico vivo. A restinga e as dunas são protegidas pelo Parque Estadual da Costa do Sol. Ecossistemas frágeis”, explicou  a ambientalista Ana Bina.

Segundo Janio, essa votação ajuda a diminuir a ameaça de despejo das famílias no local. “Essa votação é muito importante, porque significa o fim da ameaça do despejo e dos tratores. Ela representa a garantia da instalação da água, da energia elétrica e da titularidade da área para aqueles moradores”, ressaltou.

Em reuniões há alguns meses em Búzios, com o ex-vereador Felipe Lopes (DEM), foi discutido o desenvolvimento para a cidade e que os condomínios que poderiam ser feitos na área do Parque da Costa do Sol, local protegido, iriam ajudar o local a ficar protegido. A discussão em cima disso é em função do Parque ser público e ter dado uma bloqueada nas construções irregulares. Um Plano de manejo está sendo feito e ainda não foi publicado esse ano.

A redemarcação de local protegido é feita por lei estadual, ou seja, deputados apresentam Projetos de Lei que podem ou não serem aprovadas.

O Parque é dividido em quatro setores, em partes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. Tem como objetivo assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados da região das baixadas litorâneas (restingas, mangues, lagoas, brejos, lagunas, entre outros), possibilitando a recuperação das áreas degradadas existentes.

Manter populações de animais e plantas nativas, servindo como refúgio para espécies migratórias raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas; oferecer oportunidades de visitação, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica; possibilitar o desenvolvimento do turismo no seu interior – uma vocação natural dessa região do Estado – além de atividades econômicas sustentáveis no seu entorno.

 

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.