Imagine poder dizer “sim” para a pessoa amada tendo como “testemunha” alguns dos cenários mais bonitos do litoral brasileiro. É o sonho de muito gente, que acaba de ser regulamentado pela maior cidade da Região dos Lagos, por meio do projeto “Cabo Frio é pra Casar”, que proporciona a oportunidade de realizar cerimônias de casamento, batizados e outros eventos sociais em locais públicos de apelo turístico na cidade, como o Canto da Praia do Forte, por exemplo.
Em Búzios, onde já existe uma lei (n° 1.746, de 18 de maio de 2022), que regulamenta a realização dessas cerimônias em locais públicos e privados, o anúncio do programa da cidade vizinha foi visto com bons olhos e também como uma oportunidade de impulsionar o próprio mercado de “Destination Wedding”, algo como “destino para casamento”, em tradução livre.
A avaliação do secretário de Turismo, Cristiano Marques é que as belezas naturais e a infraestrutura da cidade permitem atender a diversos segmentos turísticos, inclusive o de casamentos. De olho nos milhões de reais que circulam em torno das celebrações sociais, a Prefeitura de Búzios pretende reforçar a presença do município na rota turística para esse tipo de cerimônia, bem como diversificar ainda mais a atividade turística, de modo a não restringi-la ao modelo de “sol e praia”.
Segundo o secretário, a ideia é promover em julho a segunda edição do Inesquecível Casamento Week Búzios, tornando-o parte do calendário de eventos.
“A Prefeitura de Buzios, por meio da Secretaria de Turismo, está de braços abertos para apoiar e receber este importante setor da nossa economia. Vale ressaltar que o segmento de casamentos envolve diversos setores da nossa cidade, entre eles espaços para casamentos, hotéis e pousadas, casas de temporada, fornecedores, cerimonialistas, restaurantes, passeios, salão de beleza, entre outros não menos importantes”, analisa Marques.
O anúncio do projeto de Cabo Frio também movimentou o setor de cerimoniais e celebrantes, que já esfrega as mãos à espera dos interessados em selar o amor tendo vistas paradisíacas da nossa região como o cenário perfeito.
Há um ano atuando no segmento, Ingrid Oliveira, da EF Cerimonial, comemora o desenvolvimento do mercado regional.
“A aura de Cabo Frio e principalmente em Búzios é diferenciada. Os casais, juntamente com todos os respectivos convidados que vêm visitar a nossa região, ficam absolutamente apaixonados.
Então abrir espaço pra esse tipo de celebração só engrandece mais o que a gente já tem. É incrível, excelente”, exulta.
Pelo trade turístico, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Búzios (Sindaol), Thomas Weber, acredita que a legislação buziana possa ser aperfeiçoada para aproveitar o período considerado de baixa temporada.
“Acho muito positiva essa ação de Cabo Frio. Em Búzios, já temos legislação para esse tipo de evento que até pode e deve ser melhorada. O segmento de casamentos é muito importante para a melhor temporada, de abril a dezembro, pois esse tipo de acontecimento é planejado com antecedência, envolve muitos atores como cerimonialista, decoração, mobiliário, cocktail, DJ, som, iluminação, segurança e muito mais. Temos em Búzios alguns fins de semana nesse período de melhor temporada com oito a dez casamentos. Junto com o turismo sol e praia, lota os meios de hospedagens como nesse fim de semana”, destaca.
Convention Bureau enaltece iniciativa de Cabo Frio
O programa “Cabo Frio” foi visto com empolgação pelo segmento turístico local. Na avaliação do Convention Bureau, a cidade ganhou um “presentão” no chamado “Mês das Noivas”.
“Há anos, o Convention vem levantando esta importante bandeira para o turismo da cidade, inclusive, temos uma comissão específica para tratar o assunto Casamento, uma vez que oferecemos profissionais especializados no segmento, como buffets e cerimonialistas, além de locais para eventos como hotéis, pousadas, clubes e restaurantes. O nicho Destination Wedding é dos que mais cresce no mundo e Cabo Frio sempre atraiu esse público. Agora, com o decreto, vamos reforçar a marca de que a cidade é um dos principais destinos de casamento da Costa do Sol do Rio de Janeiro”, festeja a presidente do Cabo Frio CVB, Maria Inês Oliveros.
O programa “Cabo Frio é pra Casar”, que tem a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, foi lançado e regulamentado pela Lei n.º 3.654, de 8 de março de 2023, e do Decreto n.º 7.090, de 4 de maio de 2023.
Segundo as especificidades das áreas, datas e requisitos a serem cumpridos, moradores e turistas podem abrir uma solicitação formal para realizar tais cerimônias em alguns pontos turísticos de uma das cidades mais antigas do Brasil. Todos os detalhes e exigências para a realização das cerimônias podem ser conferidos no Guia “Cabo Frio é pra Casar”.
As cerimônias sociais poderão ser realizadas em espaços cabo-frienses como Canto do Forte, Forte São Matheus, Lagoa do Foguete; Morro da Guia, Praia das Palmeiras, Praia de São Bento, Praia do Foguete, Praia do Pontal do Peró, Praia do Siqueira, Terminal de Navios Transatlânticos, Fazenda Campos Novos, Orla da Praia de Tamoios e Praia da Rasa.
“Cabo Frio é uma cidade abençoada. Além de belezas naturais, históricas e culturais, temos um clima excelente na maior parte do ano. Nosso cenário é ideal para realização das cerimônias sociais ao ar livre. O manual que produzimos tem o objetivo de trazer informações importantes para todos que buscam realizar a sua cerimônia social em uma das praias mais bonitas do Brasil. Essa é uma luta antiga do segmento e o sonho de muitos noivos, que já é realidade no nosso município. Agora, é só escolher o local, e dizer sim, porque Cabo Frio é pra casar”, celebrou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Paula Pinheiro.