Pular para o conteúdo
Search

Búzios perde vagas de emprego e fica no vermelho em abril

"Vilão" de abril, setor de Serviços, em que se enquadra o Turismo, carro-chefe da economia buziana, garante resultado positivo no acumulado do ano. (Foto: Grupo Prensa de Babel)

Setor de serviços impacta negativamente, mas município mantém saldo positivo no acumulado do ano

Armação dos Búzios andou na contramão dos municípios vizinhos e foi o único da Região dos Lagos a perder vagas formais de emprego no último mês de abril, segundo o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho. Foram 35 empregos a menos de carteira assinada em trinta dias, quando foram registradas 524 contratações e 559 demissões. Líder no quesito, Saquarema gerou 228 empregos, seguido de Cabo Frio, que gerou 204.

No quarto mês do ano, o destaque negativo em Búzios ficou com o setor de serviços, que perdeu 41 postos de trabalho. A construção civil gerou quatro empregos (12 admissões e oito dispensas); e o comércio, duas (133 contratações e 131 demissões). Por sua vez, a indústria ficou no “zero a zero” (três admissões e três dispensas). A agropecuária não registrou contratações nem demissões.

Apesar do resultado negativo no fechamento do primeiro quadrimestre de 2023,  Búzios acumula resultado positivo entre janeiro e abril. Foram gerados 134 empregos formais no município nesse período. Curiosamente, o setor de serviços, “vilão” do mês de abril, é o responsável por aquecer o mercado de trabalho buziano ao longo dos quatro primeiros meses do ano.

De janeiro a abril, o setor em que se encontra o Turismo, carro-chefe da economia local, gerou 185 empregos com carteira assinada. Por sua vez, a construção civil resultou na criação de 28 postos formais de trabalho; e a indústria gerou uma única vaga. Já o comércio buziano acumulou resultados negativos e perdeu 80 postos de trabalho neste ano, até o momento. 

Os demais municípios da área de cobertura da Prensa registraram resultados posticos na geração de empregos no mês de abril. O destaque positivo absoluto é Macaé, com 1.131 vagas abertas (4.504 admissões e 3.373 dispensas), apenas no quarto mês do ano. Em 2023, já são 4.672. Em abril, Maricá gerou 130 postos formais de trabalho e Rio das Ostras, 180. No acumulado do ano, os dois municípios geraram 165 e 791 empregos de carteira assinada, respectivamente.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.