Pular para o conteúdo
Search

Municípios da Região dos Lagos participam de atos nacionais contra o governo do presidente da República

Búzios também compôs a agenda de manifestações que ocorreu no Brasil neste sábado (3). Imagem: Sylvana Graça

Após suspeitas de corrupção na compra de vacinas e repercussão da CPI da Covid-19, brasileiros se unem em meio a uma manifestação de urgência

Os municípios de Casimiro de Abreu, Macaé e Búzios participaram da agenda de atos nacionais de urgência contra o governo do presidente Jair Bolsonaro, neste sábado (3). As manifestações ocorreram por todo o Brasil, com participação de entidades estudantis, movimentos sociais, sindicatos e população. Os protestos são resultado da indignação popular sobre o governo Bolsonaro e as decisões tomadas diante da pandemia, agravadas com as suspeitas de corrupção na compra da vacina Covaxin e repercussão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

No município Casimiro de Abreu, as manifestações ocorreram no distrito de Barra de São João e contou com a presença de 50 pessoas, segundo a organização. Ao final, o grupo promoveu o plantio de árvores nativas de Mata Atlântica às margens do Rio São João, em homenagem aos moradores que morreram vítimas de Covid-19. O ato ficou concentrado na Praça as Primaveras.

As mudas receberam placas com nomes das vítimas da doença. O plantio foi promovido pela AGP (Associação dos Guardiões do Paraíso). Imagem: Bruno Pirozi.

Em Macaé, cerca de 500 pessoas participaram da manifestação, de acordo com a organização. O protesto promoveu uma caminhada da Praça Veríssimo de Mello até a Washington Luiz, pelo calçadão. Segundo Miriam Amaral, dirigente sindicalista, “as manifestações estão crescendo, da mesma forma que a oposição cresce agressivamente com muitos xingamentos”. Os protestos foram alvos no Facebook de postagens negativas e xingamentos.

A cidade de Búzios participou da agenda com aproximadamente 60 pessoas, contabilizadas pela organização. A programação contou com apoio da Guarda Civil Municipal. A manifestação ocorreu em frente ao Porto da Barra, em Manguinhos. Os manifestantes gritavam palavras de ordem e não houve caminhada, apenas uma movimentação no local.

As manifestações em Búzios ocorreram de forma pacífica e reforçou os protocolos de combate à Covid-19. Imagem: Sylvana Graça.

As pautas levantadas nos atos foram a aceleração no processo de vacinação, Fora chapa Bolsonaro e Mourão, volta do auxílio emergencial no antigo valor de 600 reais, medidas sérias para combater a pandemia e o atual assunto do aumento da conta de luz.

O Governo Federal tem vivido sobre pressão popular desde o início das manifestações em maio. A sequência de atos tem acontecido tanto nacionalmente quanto no exterior. Brasileiros que vivem em outros países como Alemanha, Canadá, Espanha e entre outros aderiram a agenda.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.