O município de Armação dos Búzios deu um passo rumo à internacionalização do seu turismo ao participar, no último sábado (5), de uma reunião com representantes da cidade de Yueyang, localizada na província de Hunan, na China. O encontro ocorreu na sede da Associação da Amizade Sino-Brasileira, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do secretário de Turismo de Búzios, Thomas Weber, e do prefeito de Yueyang.
Durante a reunião, Thomas Weber apresentou os atrativos e o potencial de Búzios como destino turístico internacional, dando início aos diálogos para a formalização de um protocolo de interesse entre as duas cidades. A proposta é estabelecer uma cooperação voltada ao turismo, com desdobramentos possíveis nas áreas cultural e econômica.
Yueyang, cidade estratégica às margens do rio Yangtzé e do lago Dongting, é um polo logístico e industrial com forte atuação nos setores de agricultura moderna, turismo ecológico, energias renováveis e petroquímica. O município chinês também abriga o Pavilhão de Yueyang, um dos patrimônios culturais milenares da civilização chinesa.
Segundo Thomas Weber, o objetivo é iniciar uma ponte entre Búzios e o mercado asiático por meio do turismo: “A China representa uma força global em mobilidade e investimento. Ao nos aproximarmos de Yueyang, visamos abrir portas para o fluxo turístico, cultural e econômico”, comentou.
O encontro foi articulado como parte da estratégia de posicionamento internacional de Búzios, com foco em atrair investimentos e ampliar o fluxo de visitantes estrangeiros, especialmente da Ásia.