O Carnaval chegou e com ele, nas cidades da Região dos Lagos, turistas e visitantes chegam em grande quantidade. Búzios, segundo o Governo Municipal, tem a tradição de reunir 200 mil pessoas, cerca de seis vezes a população da cidade. E com isso, a Prefeitura organizou um planejamento especial e estratégias com a Segurança Pública, Saúde e Serviços Públicos.
Às vésperas do feriado, o poder executivo informa que plantões para garantir os serviços básicos e todo o ordenamento da cidade, envolvendo interdições de ruas e desvios de trânsito, bem como intensificação do recolhimento de lixo, varrição e apoio de ambulâncias.
De acordo com o município, duas ambulâncias permanecerão nos locais dos eventos mais procurados. Uma ambulância dará apoio na Praça Santos Dumont, facilitando atendimentos e resgates na área do Centro da cidade. Um segundo veículo ficará estacionado em Geribá para atendimento ao público dos shows da praia. O Hospital Municipal Rodolpho Perissé está com equipes de plantão para a demanda do período.
A limpeza está garantida através do trabalho de equipes destacadas para acompanhar os desfiles dos blocos. Nas praias o serviço de limpeza inicia logo nas primeiras horas do dia.
A segurança será feita pela Polícia Militar com apoio do contingente do PROEIS e da Guarda Municipal, e um aparato de 130 câmeras instaladas pela cidade. De acordo com a secretário de Segurança Pública Diogo Souza, através de reuniões com os organizadores dos blocos, foram mapeados os trajetos de todos os desfiles e baseado nesses dados, realizado o planejamento da segurança necessária em cada local. O secretário destaca também o recente treinamento da equipe de Pronta Resposta da Guarda Municipal, no Batalhão de Polícia de Choque. Os guardas possuem instrução de distúrbio civil, aplicação de técnicas não letais e uso progressivo da força, estando capacitados para agirem em caso de necessidade.