Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Decisão judicial proíbe montagem antecipada de ombrelones em praias de Búzios

Medida começou a ser aplicada na Praia da Ferradura e será estendida a todas as praias da cidade, segundo a Prefeitura
Medida começou a ser aplicada na Praia da Ferradura / divulgação
Medida começou a ser aplicada na Praia da Ferradura / divulgação

A Prefeitura de Búzios deu início nesta semana ao cumprimento de uma decisão judicial que estabelece novas regras para o uso da faixa de areia nas praias do município. A ação foi iniciada na Praia da Ferradura, conforme informou a Secretaria Municipal de Ordem Pública, e será ampliada gradualmente para outras localidades.

A medida foi determinada pela juíza Mônica Labuto, da Justiça Federal, durante audiência pública realizada em 4 de julho, na Praça Santos Dumont. De acordo com a decisão, fica proibida a montagem antecipada de ombrelones, cadeiras e demais equipamentos por parte de comerciantes e barraqueiros, permitindo sua instalação somente mediante solicitação dos banhistas presentes na praia.

Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Sérgio Ferreira, todos os trabalhadores da Praia da Ferradura foram formalmente notificados e receberam cópia da decisão judicial. A operação de fiscalização e orientação teve início na terça-feira (8) e seguirá com o apoio de equipes da Prefeitura. A medida busca adequar o uso do espaço público às normas legais e promover maior equilíbrio entre comércio e uso recreativo.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o objetivo da ação é garantir o uso ordenado e democrático das praias, oferecendo mais conforto e liberdade aos frequentadores e respeitando as normas ambientais.

A decisão judicial, segundo o governo municipal, é parte de um processo mais amplo que discute a ocupação das praias em Búzios, envolvendo também exigências como a apresentação de estudo de capacidade de carga ambiental e a definição de zonas de uso comercial e de livre acesso, como previsto em ações anteriores movidas pelo Ministério Público Federal.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

No Tawa Beach, outubro é mês de dobradinha boa: caipis em dobro e petiscos por R$ 38

Polícia Civil faz maior apreensão de drogas da história da Região dos Lagos em Rio das Ostras

Câmara de Búzios analisa criação de Taxa de Turismo Sustentável com cobrança sazonal

Aos 91 anos, Brigitte Bardot é internada em estado grave na França

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]