Quando o verão chega a Búzios, a cidade se transforma em um refúgio para turistas em busca de sol e praias deslumbrantes. A alta temporada vem acompanhada de um aumento populacional significativo, proporcionando grande movimento na rede hoteleira e o comércio, entre outros diversos segmentos. No entanto, esse período também traz desafios para a infraestrutura local, incluindo questões de segurança, abastecimento de água, tratamento de esgoto, gestão de resíduos, tráfego e mobilidade urbana.
Em busca de soluções para conciliar o turismo, uma das principais atividades econômicas do município, com a preservação da qualidade de vida dos moradores e visitantes, a Câmara Municipal de Búzios realizou uma audiência pública na quarta-feira (1). O evento foi liderado pelo presidente da Comissão de Turismo e Cultura da Casa, Gugu de Nair, com a participação do presidente do Legislativo, Rafael Aguiar, e vereadores como Raphael Braga, Marcos Sodré, Samuel da Byke e Josué Pereira.
O principal objetivo da audiência foi reunir esforços para preparar Búzios para o próximo verão, assegurando que a cidade continue a ser um destino turístico atrativo, ao mesmo tempo em que mantém a qualidade de vida e preservação da infraestrutura.
Durante a audiência, os secretários municipais apresentaram os planos elaborados para suas respectivas áreas, abordando medidas que visam mitigar o impacto sazonal na infraestrutura. O planejamento de verão e a apresentação é uma exigência estabelecida na Lei Municipal 1.286/2016.
“A audiência ocorreu dentro do que planejamos. O intuito foi reunir os secretários e demais entidades responsáveis pela execução do plano verão, para que fosse apresentado o planejamento para a alta temporada. A audiência atingiu seu objetivo, tendo em vista que foram apresentados, por parte dos secretários, ações que visam preparar a cidade para o próximo verão”, disse o vereador Gugu de Nair.
Representantes das áreas de Turismo, Obras, Serviços Públicos, Segurança Pública, Pesca e Esportes Náuticos, juntamente com representantes da Secretaria de Saúde, Guarda Municipal, Capitania dos Portos, Prolagos, Enel e entidades civis do setor turístico, também estiveram presentes e contribuíram com ideias e ações para enfrentar os desafios da temporada.