Despacho também pede esclarecimento sobre supressão indevida de vegetação na faixa de areia
Em Despacho emitido na última sexta-feira (26), o Ministério Público Federal requisita a manifestação da prefeitura de Búzios sobre o plantio irregular de arbustos e da espécie exótica Yuca, na praia de Geribá. O MPF quer saber se o Executivo está permitindo este tipo de ação.
No documento, o procurador Leandro Mitidieri pede esclarecimento sobre a concessão de licenças ou qualquer outro tipo de autorização ambiental, para este tipo de plantio na areia. E solicita que a prefeitura informe as medidas tomadas para corrigir as irregularidades, bem como autuar os agentes responsáveis e reparar os danos ao meio ambiente na praia de Geribá.
O procurador também quer informações sobre a ocorrência de supressão indevida de vegetação em função de obras realizadas na praia.
A prefeitura de Búzios tem prazo de 15 dias para responder ao despacho do MPF.
O tema foi pauta de duas matérias publicadas pela Prensa de Babel na semana passada (ver links ao final desta matéria), e será o assunto da Live “Roda da Prensa” desta segunda-feira (29), com participação de Fabiano da Costa, pescador e morador de Geribá. Na quarta-feira (01) a Live será com o procurador Leandro Mitidieri, que abordará a situação de Geribá e demais praias de Búzios, em relação à ocupação irregular da faixa de areia. A “Roda da Prensa” acontece de segunda a sexta, sempre às 19h.