Prefeitura limpa terrenos periodicamente, mas moradores voltam a sujar com todo tipo de lixo e resíduos de obras
Cansados de verem terrenos repletos de lixo no bairro onde moram, moradores da Marina, em Búzios, denunciam a prática do descarte de todo tipo de entulho, em qualquer local vazio, feita pelos próprios vizinhos.
Pedindo para não ser identificado, morador revela que por ser um local pouco adensado, a Marina sempre registrou este tipo de problema. Basta uma rápida volta em torno do bairro para se descobrir terrenos repletos de entulho de obras, móveis velhos, embalagens de papelão e plástico, montes de galhos e troncos de podas, além de boa quantidade de lixo doméstico.
– A prefeitura recolhe o lixo doméstico a cada dois dias, certinho. E periodicamente vem e limpa alguns terrenos na beira do asfalto, quando os lixos se acumulam demais. Mas são os próprios moradores que sujam sempre. É só a prefeitura limpar que eles sujam novamente. Muitos ao invés de contratarem caçambas quando fazem obra, jogam entulho nos terrenos vazios, e muitos caseiros também jogam todo tipo de coisa – desabafa.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Júnior da Conceição Carvalho, a prefeitura além de recolher o lixo doméstico, mantém um caminhão exclusivo para levar podas, entulhos e outros materiais de descarte. Na programação da secretaria, toda segunda-feira o caminhão circula pelos bairros da Rasa e Marina, não havendo necessidade de se descartar nada no mato e terrenos alheios.
– As pessoas devem aguardar o dia do caminhão para colocarem em suas portas o lixo não doméstico, a ser levado. Pegamos móveis velhos, alguma poda e entulho, mas se a pessoa estiver fazendo obra, deve contratar uma caçamba. Pegamos somente quantidades pequenas daquele descarte que o caminhão de lixo doméstico não pode levar. Quem tiver dúvidas ou precisar da ajuda do caminhão pode ligar para 2623 9087, que a gente vai buscar. Mas as pessoas nunca devem jogar lixo no mato, pois isso gera uma série de problemas e é perigoso, pois se alguém tocar fogo pode ficar incontrolável e avançar sobre as residências. Tem terreno aqui que a gente limpa periodicamente. É só a gente limpar que o povo suja novamente, e sem necessidade. Basta nos ligarem – explica o secretário.