O Hotel Atlântico Búzios foi palco de um importante evento que reuniu todo o trade turístico de Búzios, representante do Conselho de Turismo do Rio de Janeiro (CONDETUR), a Secretaria Municipal de Turismo e o prefeito Alexandre Martins. Durante o encontro, que ocorreu na quarta-feira (10), foram apresentadas as novidades na infraestrutura do município, incluindo a revitalização dos píeres e a instalação de um píer móvel, financiado pela iniciativa privada.
A nova estrutura, detalhada pelo empresário Cesar Fernandes, consiste em uma balsa flutuante com uma ponte telescópica, semelhante às usadas em aeroportos. Esta ponte, de 30 metros de espessura e 15 metros de largura, permitirá o desembarque direto dos passageiros dos tenders, pequenas embarcações que fazem o translado dos passageiros dos transatlânticos, na Rua das Pedras, sem interferir na agenda de desembarque do píer do Porto Veleiros, na Praia da Armação, que tem grande importância econômica para aquela região.
“Tudo está sendo cuidadosamente pensado para que una qualificação no receptivo turístico, melhor distribuição econômica com geração de empregos, sem impacto ambiental”, comenta Cesar.
O objetivo principal do píer móvel é melhorar a logística de desembarque, minimizando o impacto ambiental por ser uma estrutura flutuante e retrátil. Além disso, a ponte telescópica será transparente e posicionada acima da areia, proporcionando integração com a paisagem.
O píer do centro, que passará por obras de reestruturação com inicio ainda essa semana, continuará a operar normalmente, atendendo escunas e catamarãs, garantindo que o fluxo de embarcações seja eficiente. O município manterá a arrecadação das taxas de operação dos navios, fundamental para a economia local. O prefeito Alexandre Martins também garantiu que a Colônia de Pescadores continuará recebendo o repasse destinado a instituição. Também serão reformados os píer dos Pescadores, Praça dos Pescadores (Golfinho), Manguinhos.
“Esta iniciativa demonstra o compromisso de Búzios com o desenvolvimento sustentável e a melhoria contínua da experiência turística, mantendo-se como um destino de excelência. ”, expressou o prefeito.
A nova estrutura também visa distribuir melhor os turistas pelo centro de Búzios, incentivando a revitalização econômica de diferentes áreas sem impactar a Orla Bardot. A previsão é que o píer móvel esteja em funcionamento para a temporada 2024 /2025 de navios, que acontece de outubro a abril.