Lista foi publicada em boletim oficial do município na segunda-feira (23)
Os membros do conselho municipal de Meio Ambiente em Búzios foram nomeados para o exercício das funções nos próximos dois anos (2021-2022). A lista com os nomes que compõem o Colegiado foi divulgada no boletim oficial desta segunda-feira (23). A pauta do Meio Ambiente é de grande importância em Búzios e conta com grande participação de ativistas organizados em coletivos e associações.
O colegiado, composto paritariamente por representantes da sociedade civil organizada e do poder público, tem função deliberativa, com poder de decisão nas demandas apresentadas. A realidade é que nem sempre o poder público não cumpre as tratativas e para isso, segundo conselheiros consultados pela Prensa, muitas vezes é preciso ingressar com ação no Ministério Público Eleitoral (MPE), que em caso de reiterado descumprimento, apresenta ação civil pública à justiça.
O colegiado é importante no sentido de para garantir que Búzios não sofra com a degradação ambiental e freie a especulação imobiliária.
Representando o poder público foram nomeados seis conselheiros e mais seis suplentes, são eles: Evanildo Cardoso Nascimento (titular) e Eduardo Rodrigues (suplente), Pablo Gerardo Tiribelli (titular) e Gabriel Balod Pereira Felizardo (suplente) Ricardo da Silva Braga (titular) e Felipe Simas Rodrigues (suplente),representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo.
Luiz Romano de Souza Lorenzi (titular ) e Cláudia Rodrigues de Oliveira (suplente) são representantes da Secretaria de Turismo. Da pasta de Educação, Ciência e Tecnologia, Carla Natália G. Marinho Trambaioli (titular) e Xênia Ferreira Sodré Reis (suplente). Encerrando o grupo, representando a Secretaria de Administração, Anderson Chaves (titular) e Rejane Tavares da Silva (suplente).
As associações que participam do conselho são a Associação de Barcos de Turismo de Búzios (ABATUR), Associação de Hotéis de Búzios (AHB), Asociação de Moradores de Geribá (AMAGERIBÁ), Associação de Moradores e Caseiros da Ferradura (AMOCA), Associação Raízes e Sindicato dos Servidores, Funcionários e Empregados Públicos da Administração Pública Direta e Indireta e Terceirizados do Município de Armação dos Búzios (SERVBÚZIOS).
Representadas em ordem de titular e suplente, respectivamente, pelos seguintes conselheiros: Kelly Coutinho da Silva e Éder Pontes Silva; Hector Horácio Juan Sirera; Rodolpho Duarte Perissé Moreira e Guilherme Peres Linhares da Fonseca e Campos; Mônica CAsarin Fernandes Elsen e Romero Oliveira Medeiros; Éder Ribeiro Santos e Augusto Luiz Alves Pascoal e Denise Morand Rocha e Annelise Gonçalves de Souza.
As reuniões do colegiado devem ser amplamente divulgadas em boletim oficial do município e convocadas com pelo menos cinco dias de antecedência.