Búzios conquistou o 13º lugar geral no ranking do ICMS Ecológico do Estado do Rio de Janeiro, entre os 92 municípios fluminenses. O destaque maior veio no Índice de Estação de Tratamento de Esgoto (IETE), em que a cidade alcançou a primeira colocação, conforme os dados divulgados nesta semana pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O ICMS Ecológico é um instrumento de política pública que premia cidades com boas práticas ambientais, como saneamento, unidades de conservação e gestão hídrica. Segundo o secretário do Clima e Sustentabilidade, Evanildo Nascimento, o resultado é reflexo de um esforço coletivo por um modelo de urbanismo mais equilibrado. “Avançamos na requalificação das praias com acessibilidade, desenvolvemos projetos de conservação e reforçamos o Programa Bandeira Azul, que hoje já contempla quatro praias pré-aprovadas”, afirmou.
O bom desempenho no tratamento de esgoto — com cobertura e eficiência nas ETEs — eleva a cota-parte do município na arrecadação do imposto, gerando mais recursos para investimentos ambientais. O reconhecimento coroa uma série de ações que já haviam colocado Búzios em evidência internacional no G20 de 2024, com premiação da ONU-Habitat nas ODS 14 (vida marinha) e ODS 6 (saneamento).