O município de Búzios deu início a um novo programa de transferência de renda, chamado “Gera Búzios”, em uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (8), na sede da Secretaria de Turismo. O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, e a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joice Costa, apresentaram a iniciativa, que visa beneficiar tanto os moradores locais quanto os estabelecimentos comerciais que se cadastram para participar.
O programa de transferência de renda municipal tem como objetivo atender a toda a comunidade local onde é implementado, com foco nas famílias em situação de vulnerabilidade social. Para garantir uma distribuição dos benefícios, o processo de seleção leva em consideração o perfil social das famílias e prioriza grupos como mulheres chefes de família, famílias numerosas, idosos, pessoas com deficiência e quilombolas.
Nos primeiros três meses de funcionamento, o “Gera Búzios” planeja atender cerca de 600 pessoas. Após esse período inicial, a expectativa é expandir o programa para beneficiar um número ainda maior de pessoas na cidade. Cada cartão será abastecido com o valor e R$ 300, orçamento proveniente do repasse dos royalites.
Cada localidade contemplada pelo programa terá uma lista de comércios cadastrados, nos quais os beneficiários podem utilizar um cartão específico para realizar as compras. É importante ressaltar que o cartão não pode ser usado para a compra de bebidas alcoólicas e cigarros, garantindo que os recursos sejam utilizados de maneira responsável. O chamamento das famílias será feito por meio de listagem publicada no site oficial da Prefeitura e disponibilizada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito Alexandre Martins destacou a importância do “Gera Búzios” como mais um programa de auxílio de renda que visa contribuir para o desenvolvimento social e a qualidade de vida dos moradores da cidade. Além do “Gera Búzios”, recentemente Búzios aprovou projetos de leis que irá conceder auxílio financeiro a dois grupos de moradores da cidade que necessitam de apoio e assistência do governo municipal.
“Essa é mais uma etapa para o desenvolvimento social e qualidade de vida dos moradores de Búzios. Nesta semana foi aprovado o projeto de lei que irá conceder auxílio financeiro a dois grupos de moradores da cidade que necessitam de apoio e assistência do governo municipal: para os usuários de tratamento com cannabis medicinal que fazem parte do Projeto Beija-Flor e para as mulheres de baixa renda que sejam vítimas de violência doméstica e que dependam financeiramente de seus agressores do “Programa Búzios Por Elas”, comentou o prefeito.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Joyce Costa, ressaltou que o objetivo do programa é auxiliar as pessoas a se estabilizarem, de forma que possam buscar uma inserção efetiva no mercado de trabalho.
“Nossa ideia é que as pessoas tenham condições de voltar ao mercado de trabalho e conquistar uma vida mais digna”, disse Joyce.