Dos 700 meios de hospedagens no município, apenas 15% recebem animais de estimação
A cidade de Búzios está no caminho para implantação do Selo Pet Friendly, um símbolo que identifica a permissão do estabelecimento para entrada de animais. As tratativas foram iniciadas nesta quinta-feira (5) em reunião online entre a equipe técnica da Secretaria de Turismo de Búzios e as coordenadoras do “Projeto Pet friendly”, a bióloga Luiza Cervenka e a jornalista Marília Andrade. Segundo o Convention & Visitors Bureau (BCVB), apenas 15% dos 700 meios de hospedagem do município recebem animais de estimação.
O projeto tem como objetivo auxiliar a rede hoteleira e outros estabelecimentos no enquadramento do segmento pet friendly, que na tradução da língua inglesa para a portuguesa significa amigos dos animais. O conceito da iniciativa é que ambientes que recebem animais de estimação aumentam a regularidade de visitantes, já que não é preciso deixar o pet em casa enquanto viaja. Logo, os destinos acabam se tornando mais atrativos.
Segundo a Prefeitura, dos turistas que pesquisam destinos no site Booking.com, 51% escolhem aqueles que têm possibilidade de levar animais de estimação, e 59% pagam valores a mais para levar o animal. Ainda de acordo com o município, o site aponta 153 acomodações deste segmento no balneário.
Segundo o presidente executivo BCVB e presidente da Associação de Pousadas de Búzios (APB), o empresário Angel Luís Waizer, de acordo com o último inventário, em 2018, são 700 meios de hospedagens no município e, desse número, a média de pet friendly fica entre 10 e 15%. Ele explicou que o assunto ainda não foi colocado na mesa da instituição para conhecimento, mas que pode ser positivo para o município, se feito com compromisso por parte do poder público e do empresariado.
“Para implantar o selo deveria existir um compromisso grande dos empresários e da cidade em si. É um assunto interessante, mas que ainda precisa ser debatido. Pode ser um bom chamariz para turistas, mas não adianta só ter um selo, é preciso existir um trabalho bem elaborado por de trás”, comentou o presidente.