Coleta de amostras de água é critério para certificação
Em busca da Bandeira Azul para temporada 2022/2023, o município de Búzios iniciou nesta segunda-feira (4) a primeira ação de todo o processo para alcançar a aprovação do prêmio ecológico internacional: a coleta de água para testar a balneabilidade, que está sendo feita na Praia do Forno.
As amostras da água serão colhidas pela equipe da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo (SEAPUR) e enviadas para análise. É através dessa ação que será verificada a ausência de poluição. De acordo com os critérios para obter o selo de Bandeira Azul, um dos fatores principais é a qualidade da água. Serão mais de 80 amostras coletadas e analisadas até maio de 2022, quando será realizada a inscrição das praias. Búzios tem a intenção de indicar outras duas praias: Foca e Caravelas.
A Praia do Forno tem uma faixa de área pequena de 50m com formação rochosa nas duas pontas, que a protege do vento e das correntes marinhas. É muito procurada por famílias que têm criança e para prática de snorkeling.
A Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.