Município recebeu representantes da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) para debater o projeto de gestão compartilhada
O município de Búzios iniciou os estudos de viabilidade para produção de maricultura na área costeira do município. A maricultura é a atividade de produção de organismos aquáticos, desde vegetais como as algas, invertebrados como crustáceos e moluscos, até vertebrados como peixes e répteis.
O litoral do Estado do Rio de Janeiro conta com características geográficas e ambientais propícias para esta atividade. Na Região dos Lagos, o município de Arraial do Cabo se destaca com o cultivo na Reserva Extrativista Marinha, unidade de conservação de uso sustentável, sendo o cultivo restrito aos moradores tradicionais e beneficiários da reserva.
De acordo com a Prefeitura, o projeto prevê uma gestão compartilhada com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ).
O primeiro encontro entre os representantes do estado com a Secretaria do Ambiente e Urbanismo aconteceu no dia 12 de maio. Na ocasião ficou definido que o município será responsável por toda parte de licenciamento, e o Instituto pelo suporte técnico e acompanhamento do projeto.
Para o chefe de unidade de conservação, Eduardo Cunha “O segmento atende principalmente à população pesqueira do município, gerando trabalho e renda, bem como o escoamento da produção para o comércio gastronômico do município”.