Iniciativa vai acabar com alagamentos no bairro
Os moradores do bairro do Capão, em Búzios, que convivem com alagamentos, podem respirar aliviados. O município iniciou a construção da lagoa de drenagem do bairro. No local máquinas e homens trabalhando apontam que a obra começou. O anúncio oficial foi feito na quinta-feira, dia 3 de agosto. O objetivo é ter onde escoar a água das chuvas, dando mais dignidade as pessoas que moram no local. A lagoa irá comportar 16 milhões de litros d’água, com mais ou menos 11 mil m² de extensão.
Segundo o prefeito interino e secretário Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, essa iniciativa vai acabar com a possibilidade da entrada de água nas residências.
“Hoje todas as chuvas acima de 80 milímetros alagam o Capão, porque tem uma bacia. As águas que vem das ruas: José Rodrigues, Fausto Antunes Olivia Neto, Deocleciano, João Henrique de Souza, Garcia Rodrigues, desaguam no bairro que, posteriormente, seguem para o valão de Cem Braça. Então, nós vamos fazer uma lagoa recebendo todas essas águas de chuva. Essa lagoa já está sendo executada. Além dela ficar linda, porque depois nós vamos arborizar, a possibilidade de o capão alagar é zero”, garantiu Miguel
Ainda de acordo com o prefeito interino, já sendo feita toda a drenagem ao redor, e hoje ela já está com 20% da capacidade. Também será criado um extravasor, mais conhecido como ladrão, para caso ocorra uma chuva intensa no município, a água possa ser escoada para o valão de Cem Braças, que tem quatro bombas com capacidade de escoar até 10 milhões de litros/hora.
A obra está sendo feita pela por meio da Secretaria de Obras, Saneamento e Drenagem. Mas o projeto não é novo, é uma ideia que já foi desenhada há alguns anos pelo arquiteto e urbanista Octávio Raja Gabaglia, Octavinho, mas nunca executada.
“Essa lagoa faz parte dos projetos que eu fiz da época que eu fui secretário de Planejamento, do governo de Toninho Branco. Eu estou sempre discutindo com a pessoa, que como eu, conhece bem aquela região, que é o nosso vice-prefeito Miguel Pereira, que numa ótima hora assumiu a responsabilidade de abrir essa lagoa. É a única solução e espero que ninguém atrapalhe esse belo trabalho que está sendo feito”, disse Octavinho.
Valão de Cem Braças
A obra de fechamento do valão de Cem Braças, na Rua Casuarina, é outra conquista dos moradores, e está prestes a começar. São 700 metros de extensão que serão canalizados com galerias de 3 metros de largura e 2 metros de altura, e posteriormente, será feito o paisagismo, mudando a realidade do local. O contrato já foi assinado e ordem serviço deve ser liberada na semana que vem.
“É uma obra esperada pelos moradores há anos. Além da visão que é horrível, tem problema de mosquitos, doenças… É inadmissível Búzios ainda ter um valão a céu aberto. Eu sou morador de Cem Braças e fico muito feliz que a obra será feita no nosso governo”, disse Miguel Pereira.