Sem divulgação prévia dos novos CEPs, mercadorias estão voltando para o remetente
A implantação do cepeamento em todo o município de Armação dos Búzios começou a valer na quarta-feira (1). Mas a população está tendo dificuldades de encontrar os Códigos de Endereçamento Postal (CEPs). Isso porque, em alguns casos, quando se faz a busca pelo nome da rua no site dos Correios, o endereço não é reconhecido. Sem divulgação prévia dos novos endereçamentos, mercadorias estão voltando para os remetentes.
Quando souberam dos códigos, os buzianos foram logo consultar o endereço postal. Mas o que foi fácil para uns, virou saga para outros por não encontrarem os nomes das ruas. No balneário, nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp não se fala em outra coisa. Muitas ruas são conhecidas por números, que não aparecem na busca.
A demanda é antiga na cidade que convivia com a problemática das divergências e dificuldades de entregas de correspondências e mercadorias. Até então o CEP 28950-000 era o mesmo para todo o município e agora não existe mais. Mas o que era para ser solução, causou preocupação para muitos. Como não houve campanha institucional de ampla divulgação para que a população tomasse conhecimento, muitos foram pegos de surpresa. A estudante Bruna Pimenta só soube porque fez compras online e o vendedor entrou em contato informando.
“Fiz uma compra anteontem (terça-feira) e hoje o vendedor me mandou uma mensagem falando que o meu CEP estava errado e que era para eu cancelar a compra e corrigir o endereço. Comprei várias coisas, que já foram enviadas, mas não faço ideia se vão ou não chegar. Uma compra chegou na minha casa, outra na agência da Cem Braças e uma outra na agência da Rasa. Para quem não tem tempo de ir até a Rasa para pegar uma encomenda que estava com o endereço de Cem Braças, é revoltante”, desabafou ela que é moradora de Cem Braças/Capão e teve o endereço na busca como inválido.
Quem também achou desorganizada essa mudança foi a estudante Rachel Leoncio. A moradora do bairro Vila Verde até achou o CEP, mas não foi prático quanto pensou, teve que fazer uma busca no mapa para pegar o nome correto da rua e achou desorganizada a forma que foi feita essa mudança.
“Primeiramente deveriam fazer um aviso antes para toda a população, até mesmo porque Búzios tem uma grande quantidade de idosos que têm dificuldade com internet. Também deveriam fazer a mudança de forma gradativa, porque muita gente já tem encomenda à caminho e estão todas perdidas. Por último, não vejo necessidade de terem mudado nome de ruas já bem conhecidas por nomes totalmente diferentes”, questionou.
As agências dos Correios afixaram cartazes sobre a mudança, mas a informação ficou muito restrita a quem frequenta os locais. Já a Prefeitura divulgou a mudança nesta quinta-feira (2). Ao todo, foram implantados 958 códigos. Cada logradouro terá seu endereçamento postal de remetente único. Para consultar é preciso acessar o site dos correios e pesquisar pelo nome da rua e número da casa. Quem não souber o nome da rua, pode consultar por meio deste link, disponibilizado no site oficial da Prefeitura. Mas como o documento é de 2010, pode ter ocorrido mudanças nesse período.
A Prensa questionou o município sobre os motivos de não ter divulgado com antecedência para que as pessoas tomassem conhecimento da mudança, se existe algum projeto do município para organizar os nomes das ruas, mas até o fechamento desta edição, mas a informação obtida foi que irá divulgar um link ainda nesta quinta para auxiliar os os moradores com o nome correto das ruas.
Uma reunião entre representantes da Prefeitura de Búzios e dos Correios, realizada no início de agosto, discutiram o assunto. Na ocasião, o superintendente Estadual dos Correios, Arnaldo Luis Peres, havia se comprometido em iniciar a entrega porta a porta.
Curiosidades sobre o CEP Criado em 1971 pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o CEP é um número para facilitar a separação e entrega de correspondências. O código postal funciona como uma coordenada, em que cada rua possui o seu número específico. Até 1991, o código só tinha cinco números e depois teve o acréscimo de três algarismos separados por um dígito como o exemplo a seguir: 00000-000. Quem acha que a escolha do CEP de uma rua é feita de qualquer jeito está enganado. Ela obedece a um critério específico, e cada número significa uma região ou localidade. O primeiro número equivale a uma localidade regional. No caso do Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo o primeiro número é o 2. Na cidade de São Paulo e Região Metropolitana é o zero; interior do estado de São Paulo é o 1; Minas Gerais é o 3; Bahia e Sergipe é o número 4; Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte é o 5; Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará e Roraima é o 6; Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins inicia com o 7, e Paraná e Santa Catarina começa com o 8. Os demais algarismos do código postal referem-se a sub-regiões (cidades ou áreas de uma cidade), setor, subsetores e divisores. Os três últimos algarismos, que ficam depois do dígito, são códigos mais específicos da rua e das unidades utilizadas pelos correios. Assim, cada CEP equivale a uma rua diferente. Fonte: UOLinstagram views kopen