Por Gustavo Henrique Medeiros
São 12.220 quilômetros, rota aérea entre o Brasil e a Nova Zelândia, país independente no sudoeste do Oceano Pacífico, com mais de 13 horas de vôo. Esse tempo todo no interior de um avião, Daniel Rocha Pereira, de apenas 16 anos, tira com enorme tranquilidade. Filho de família simples, porém respeitadíssima e muito conhecida, o pai é pequeno empresário do ramo de consertos de bicicletas e a mãe dona de casa, Daniel está bastante motivado com tudo a sua volta.
Ele está cursando o segundo ano técnico em petróleo e gás, no Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF) com média de nota oito. Ire, como é carinhosamente chamado pelos amigos, é um dos representantes do Brasil no Campeonato Mundial da Juventude, na modalidade do Windsurf, que acontece este mês. É o segundo Mundial da Juventude que ele disputa. Em dos 2014, participou dessa mesma competição, em Nanjing, na China. Já esteve também na Argentina e em diversos estados brasileiros competindo, com direito a pódium.
Assim foi no último final de semana, em Salvador, na Bahia. Daniel, acompanhado de seu grande incentivador e um dos responsáveis por suas conquistas no esporte, o tri-campeão mundial de vela na classe RX-S, Ricardo Winicki Santos, o Bimba, 36 anos, participou do Campeonato Brasileiro de Windsurf. Foi primeiro colocado na categoria junior e terceiro no adulto, dividindo pódium com Bimba, em primeiro; e segundo, Fernando Pasqualin, técnico de Bimba nas Olímpiadas de 2012, Londres. Nesta competição, realizada na Praia de Itapuã, Bimba foi o campeão geral: de oito regatas, venceu sete, com a participação de 40 velejadores brasileiros. A aproximação de sua casa com o Búzios Vela Club (BVC),em Manguinhos, fundado em 1999, somado aos incentivos da família; do primo Albert Carvalho Lopes; Pedro Bulhões (Chorão); e Bimba, fizeram com que Daniel começasse a praticar o esporte aos oito anos de idade.
Celebridade em sua categoria, Daniel, segundo Bimba, foi a grande surpresa do Campeonato Brasileiro na Bahia. “Fiquei muito mais feliz com as conquistas de Daniel do que com as minhas. O desempenho dele foi ótimo, uma surpresa. Um orgulho para todos nos. Daniel, como tantos outros, dominaram o esporte através do nosso Projeto Social, que desenvolvemos na Escola de WindSurf e Kite Surf do Bimba, que funciona no Búzios Vela Clube, na Praia de Manguinhos. Ele ficando entre os dez melhores na Nova Zelândia será um excelente resultado, pois ele treinou muito e está preparado”, comentou Bimba.