O balneário mais charmoso da região é aquele tipo de lugar que agrada todos os tipos de turista, com diversos passeios imperdíveis. Desde as mais movimentadas até as mais reservadas, Búzios conta com mais de 20 praias.
Considerado um dos destinos turístico mais procurados por brasileiros e estrangeiros, a antiga colônia de pescadores reserva belezas e atrações além dos points badalados, da gastronomia e da vida noturna.
A dica de hoje é para quem curte uma aventura e um passeio diferente em um belo dia de sol, para aproveitar Búzios além do roteiro tradicional. A Prensa de Babel separou 6 circuitos, formado por 26 percursos, que une vegetação exuberante, além da fauna e flora diversificada, que proporcionam atividades como observação, contemplação, caminhada e corrida. No total, são 25 quilômetros de trilhas, com diferentes níveis de dificuldade
Vem com a gente conhecer os lugares incríveis fora da rota que vão te surpreender.
Circuito de Trilhas Praia do Canto – Praia da Tartaruga
Esse circuito é composto por quatro trilhas com nível de dificuldade elevada que totalizam dois quilômetros de extensão. A primeira parada começa na Praia do Canto e termina na Praia dos Amores, com uma distância de 450 metros. Quem se animar, pode seguir deste ponto por mais 450 metros para Praia das Virgens. De lá, a próxima parada é no Mirante da Tartaruga, encerrando esse circuito na Praia da Tartaruga.
Circuito de Trilhas Praia do Forno
O circuito da Praia do Forno é composto por cinco trilhas com dificuldade elevada com extensão de 3.650 quilômetros. O primeiro trajeto é de apenas 350 metros da Praia do Forno até a Gruta das Baleias. Da Praia do Forno há opção ainda de seguir em direção ao Mirante do Forno, em um trecho de 700 metros. De lá, é possível seguir em direção à Praia Brava, caminhando por mais 1.150 quilômetros. Encerrando o circuito no Mirante do Zé do Mato. Quem for para o Mirante da Prolagos pode chegar ainda até o entroncamento da Brava.
Circuito de Trilhas Praia das Caravelas
O circuito de trilhas Caravelas segue o mesmo objetivo de proporcionar acesso aos pontos beleza cênica e proporcionar revalorização dos espaços naturais do município. Este percurso conta com cinco trilhas com nível de dificuldade elevado que somam 7.976 quilômetros de extensão. O primeiro é da Praia das Caravelas até a Praia das Amendoeiras, com 2.350 quilômetros de extensão. Há opção de para seguir pela trilha da Lagoa Azul e a trilha para a Praia do Peró. Seguindo em direção oposta da Praia das Caravelas é possível ir até a Praia de José Gonçalves.
Circuito de Trilhas Serra das Emerências
A Serra das Emerências, situada entre as praias de Tucuns e José Gonçalves, é um dos pontos mais altos de Búzios. A área é uma reserva ecológica protegida pelo Parque Estadual Costa do Sol, cercada por bromélias, cactus enormes e espécies raras da Mata Atlântica.
Uma das mais deslumbrantes vistas da região é o Mirante da Serra das Emerências. Com uma altura de 173m, o local é procurado para a prática de esportes radicais, como o voo livre e o parapente, além de voos panorâmicos e em dupla, que podem ser agendados, previamente, com os instrutores locais.
O ponto de partida é da Praia de José Gonçalves. Do Mirante da Serra é possível seguir para a Praia de Tucuns e para a trilha do Limão, totalizando um percurso de 5.850 quilômetros.
Caminhadas, trilhas e passeios de bicicleta, em meio à natureza, completam a programação de um dos mais belos e interessantes roteiros turísticos de Búzios.
Circuito de Trilhas das Poças
O circuito trilha das Poças oferece inúmeros lagos para banho com diversas profundidades e até cachoeira de água salgada. Este circuito é formado por seis trilhas que somam 6.050 quilômetros de extensão, e passa pela Praia dos Amores, Pedra do Guardião, Praia da Ferradurinha e Ferradura. O nível de dificuldade é elevado.
Circuito de Trilhas Boca da Barra
Com nível de dificuldade mediana, o circuito de trilhas da Boca da Barra, são dois trajetos que somam 3.050 quilômetros de extensão.
Lembre-se, o passeio bom é aquele feito com segurança, por isso sempre procure um guia e esteja com os equipamentos adequados para aproveitar ao máximo o percurso.