Papelarias, madeireiras e serralherias, lojas de eletrônicos e materiais de piscina, lava-jatos, óticas, salão de beleza e barbearias poderão funcionar
A Prefeitura de Búzios flexibilizou pela segunda vez o comércio local, em decreto número 1.384 editado pelo prefeito André Granado e divulgado no Boletim Oficial de quinta-feira (9). Está permitido o funcionamento de papelarias, madeireiras e serralherias, lojas de eletrônicos e materiais de piscina, lava-jatos, óticas, salão de beleza e barbearias.
Estes estabelecimentos devem cumprir regras específicas como disponibilizar um funcionário para borrifar álcool liquido 70% nas mãos dos clientes e nos locais que tiverem contato, instalar demarcações para manter o mínimo de um metro e meio de distância entre clientes e funcionários e controlar a entrada de clientes de acordo com o espaço disponível para circulação dentro do estabelecimento.
Além de manter ambientes bem ventilados e limpos , portas e janelas abertas, uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool em gel, funcionar com equipe reduzida e prioritariamente de moradores do município, utilizar portas diferentes para entrada e saída.
Salões de beleza e barbearias, locais comuns de aglomeração, devido a natureza do serviço, terão regras específicas, funcionando com agendamento individualizado por profissional e respeitando distanciamento mínimo de um metro e meio entre clientes.
Nas redes sociais moradores pareciam não estar satisfeitos com mais oito tipos de comércio liberados, após o aumento do número de casos confirmados nas cidades da Região dos Lagos. Em Cabo Frio, somente essa semana, foram quatro. Vale destacar que grande parte da força de trabalho do balneário é oriunda da cidade vizinha.
A Prensa fez contato com a assessoria de imprensa do município perguntando sobre os motivos da flexibilização, quais critérios foram utilizados para escolha desses novos estabelecimentos, aumento da fiscalização nestes locais e nos anteriores, e ainda, se haverá reforço nas barreiras sanitárias, já que aumentará o número de pessoas circulando no município. Até o momento, não houve resposta.
Casos de COVID-19
Em Búzios, segundo dados da Prefeitura, cerca de 800 pessoas foram atendidas nas unidades de saúde, desde o dia 16 de março, e nenhum caso confirmado. No entanto, não há dados claros sobre o números de testados. Leia a matéria na íntegra.