Pular para o conteúdo
Search

Búzios fica em 1º lugar entre os municípios da baixada litorânea em Atenção Primária à Saúde

O município subiu 37 posições no ranking de programa do Governo Federal que avalia os serviços primários de saúde à população e fica em 11º lugar entre os 92 municípios do Rio

Búzios subiu 37 posições no Previne Brasil 2022, programa do Governo Federal que avalia o desempenho dos setores de Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios, por estado, a cada quatro meses. O resultado divulgado nesta sexta-feira (7) aponta o município na 11ª colocação entre os 92 municípios do Rio, e 1º entre os municípios da Baixada Litorânea: Arraial do Cabo, Cabo Frio, Araruama, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras. Dentro da Atenção Primária, o programa de Saúde Bucal, desde o 1º quadrimestre, se mantém na 2ª posição entre os programas da mesma região.

APS, também chamada de Atenção Básica, é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, e cuidados paliativos. Trata-se da principal porta de entrada do SUS, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Equipe de Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além dos agentes comunitários de saúde. Este ano também foi levado em conta o desempenho e qualidade dos serviços oferecidos aos usuários em ações estratégicas voltadas para pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Doenças Crônicas.

“O resultado mostra que quando a Saúde é tratada como prioridade e respeito, por uma gestão séria e comprometida, junto com uma equipe de excelentes profissionais, os resultados aparecem. É preciso mesmo parabenizar a todos os envolvidos para este resultado”, comemorou a coordenadora da APS em Búzios, Patrícia Paixão.

Aplicação correta dos recursos

Além de ser um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a indicação também garante mais recursos do Governo Federal para serem investidos no município.

“Estamos justamente realizando o que foi proposto pelo prefeito Alexandre Martins, de colocar a população em primeiro lugar e garantir a ela o direito universal à saúde. A cada reconhecimento como esse, passamos a receber mais recursos e reinvestimos, por meio de uma equipe técnica competente, de forma correta. O retorno vai ser sempre cada vez mais positivo”, explicou o secretário de Saúde do município, Leônidas Heringer.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Macaé participa do U20 e destaca centralidade urbana no enfrentamento das mudanças climáticas

Copa Armageddon de Jiu-Jitsu reúne 500 atletas em Macaé

Happy Hour e música ao vivo no Anexo Praia animam noites de Búzios

RJ-102 e a escuridão que ronda a entrada de Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.