A Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, no pátio da Igreja de Santa Rita de Cássia, no bairro Manguinhos, em Búzios, completou 21 anos de existência na quinta-feira (8). O local de devoção foi inaugurado no dia 8 de setembro de 2001 e é a primeira no mundo a ser dedicada exclusivamente esse título mariano.
De acordo com o padre Ricardo Whyte, existiam altares dedicados a devoção em outras igrejas como na Igreja de São José em Buenos Aires, na Argentina, e em Campinas na Igreja Maria Porta do Céu. Mas uma capela dedicada somente à Nossa Senhora Desatadora dos Nós a de Búzios foi a pioneira. Atualmente, já existem várias. A devoção cresceu de forma numerosa através do Papa Francisco, muito devoto de Nossa Senhora. Foi ele quem a levou para Argentina ainda como pároco de uma comunidade na periferia de Buenos Aires. Os argentinos se referem a ela como “A Desatanudos”.
A história da Capela teve início com a advogada Isis Penido, que desde criança sonhava em construir uma capela. Ela era coordenadora de um grupo de oração chamado Tático Maria, e certo dia soltou um terço com balões de gás e prometeu que onde caísse iria construir a capela que tanto desejava. O terço caiu em Magé, na baixada fluminense. Isis chegou a ir no local com o marido e outras pessoas para comprar um terreno, apesar de ter insistido, não conseguiu. Foi então que decidiu conversar com o bispo Dom Rafael, seu instrutor espiritual, que a orientou: “Minha filha, tenha calma, você está colocando o seu desejo na frente do desejo da Nossa Senhora. Ela vai te mostrar onde ela quer”.
Passado um tempo, já em Búzios, na Igreja de Santa Rita de Cássia acompanhando a missa das 20h, conversou com o padre Ricardo na porta do templo e perguntou se poderia construir um altar para a Nossa Senhora Desatadora dos Nós no interior da igreja. O padre respondeu que poderia, mas a questionou perguntando se nunca havia pensado em construir uma capela. Naquele momento, segundo a advogada, ficou atônita porque ele não sabia de nada em relação ao desejo que ela carregava. O padre Ricardo mostrou uma parte do pátio da igreja, com aspecto abandonado, e disse que o pedaço havia separado para fazer uma ‘grutinha’ de Nossa Senhora de Lourdes, mas a paróquia não tinha dinheiro, e em seguida ofereceu o terreno para que Isis pudesse construir a capela tão sonhada.
Ao chegar em casa, Isis encontra o seu marido com a visita de um casal. Ela conhecia o rapaz, a moça não. Contou a história para eles. A mulher que estava com o rapaz disse que era arquiteta, se chama Andrea Andrade, e fazia questão de presenteá-la com o projeto arquitetônico. As duas construíram a capela e durante as obras Isis frequentava Búzios três vezes por semana. Segundo ela, teve que vencer algumas burocracias e a Prefeitura embargou a obra algumas vezes.
A capela ficou pronta e foi inaugurada com a benção do Papa João Paulo II, que foi, após a morte, canonizado pela Igreja, foi Papa por 21, um dos mais longos da história. O documento com a benção apostólica do Papa ainda se encontra pendurada na parede da capela. Cerca de 4 mil pessoas compareceram na inauguração e milhares de devotos vindos de todo o mundo visitam a capela santuário até hoje.
“De lá para cá eu cuido da capela como se fosse a minha filha, não teve nenhum tostão de ninguém, é a realização de um sonho uma capela para todos. Não foi eu que escolhi o local, mas Nossa Senhora”, concluiu Isis Penido.
Programação
10 de Setembro (sábado)
19h – Santa Missa; Show com Padre Ricardo no Pátio da Igreja de Santa Rita com Noite de Autógrafos de cantina com Noite de Caldos.
11 de Setembro (domingo)
11h30 – Hasteamento das Bandeiras;
12h – Santa Missa Festiva; Procissão; Almoço com Tradicional Feijoada com show de prêmios.