Pular para o conteúdo
Search

Búzios fará reunião para discutir medidas de segurança após casos de Covid-19 em navio que parou na cidade

Ao todo, 28 pessoas que estavam a bordo do MSC Preziosa testaram positivo. Foto Matheus Coutinho

Encontro será na tarde desta segunda-feira (3)

O secretário de Turismo, Dom, e o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, farão uma reunião na tarde desta segunda-feira (3), às 14h, para discutir medidas municipais de segurança após casos de Covid-19 serem confirmados no navio da MSC Prezioas, que parou na cidade no sábado (1°),  após passar o Réveillon em Copacabana. Esse é o segundo navio com passageiros infectados que atraca na cidade, o primeiro foi o MSC Splendida, no dia 25 de dezembro.

Além da reunião, o secretário de Turismo disse vai notificar a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que providências sejam tomadas a nível nacional para que a saúde dos buzianos possa ser preservada. 

Neste domingo (2), o navio MSC Preziosa  atracou no no Porto do Rio de Janeiro. O desembarque dos passageiros foi iniciado após avaliação da situação epidemiológica a bordo pelas autoridades de saúde.  Dois tripulantes e 26 passageiros que estavam a bordo testaram positivo para a doença. Esses viajantes concluíram a viagem, seguindo o protocolo de isolamento. De acordo com as informações do diário de bordo, eles estão assintomáticos ou com sintomas leves. Todos os passageiros e tripulantes foram orientados a fazer a autoquarentena, conforme a Portaria GM/MS 2.928/2021. O navio está no nível 3 do cenário epidemiológico.

As autoridades identificaram os contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivados de Covid-19. Todos os contactantes devem permanecer em isolamento após o desembarque.  
A embarcação tem capacidade para 3.016 passageiros, em atendimento ao protocolo vigente. A mudança do cenário epidemiológico pode impedir novos embarques e levar ao encerramento do cruzeiro.  

A Anvisa reforçou hoje a recomendação de suspender a temporada de cruzeiros no Brasil. A agência já havia recomendado ao Ministério da Saúde a revisão da portaria que autoriza esse tipo de viagem nos próximos meses, por grave risco à saúde da população. A decisão é da pasta.  

De acordo com essa avaliação, os novos embarques neste domingo (2) foram autorizados.   No entanto, não há garantia futura de novos embarques, que dependem de futuras investigações.
Há cinco navios de cruzeiro na costa brasileira atualmente, os MSC Splendida, Preziosa e Seaside, e os Costa Fascinosa e Diadema. O Splendida e o Diadema estão em quarentena.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.