Encontro será na tarde desta segunda-feira (3)
O secretário de Turismo, Dom, e o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, farão uma reunião na tarde desta segunda-feira (3), às 14h, para discutir medidas municipais de segurança após casos de Covid-19 serem confirmados no navio da MSC Prezioas, que parou na cidade no sábado (1°), após passar o Réveillon em Copacabana. Esse é o segundo navio com passageiros infectados que atraca na cidade, o primeiro foi o MSC Splendida, no dia 25 de dezembro.
Além da reunião, o secretário de Turismo disse vai notificar a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que providências sejam tomadas a nível nacional para que a saúde dos buzianos possa ser preservada.
Neste domingo (2), o navio MSC Preziosa atracou no no Porto do Rio de Janeiro. O desembarque dos passageiros foi iniciado após avaliação da situação epidemiológica a bordo pelas autoridades de saúde. Dois tripulantes e 26 passageiros que estavam a bordo testaram positivo para a doença. Esses viajantes concluíram a viagem, seguindo o protocolo de isolamento. De acordo com as informações do diário de bordo, eles estão assintomáticos ou com sintomas leves. Todos os passageiros e tripulantes foram orientados a fazer a autoquarentena, conforme a Portaria GM/MS 2.928/2021. O navio está no nível 3 do cenário epidemiológico.
As autoridades identificaram os contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivados de Covid-19. Todos os contactantes devem permanecer em isolamento após o desembarque.
A embarcação tem capacidade para 3.016 passageiros, em atendimento ao protocolo vigente. A mudança do cenário epidemiológico pode impedir novos embarques e levar ao encerramento do cruzeiro.
A Anvisa reforçou hoje a recomendação de suspender a temporada de cruzeiros no Brasil. A agência já havia recomendado ao Ministério da Saúde a revisão da portaria que autoriza esse tipo de viagem nos próximos meses, por grave risco à saúde da população. A decisão é da pasta.
De acordo com essa avaliação, os novos embarques neste domingo (2) foram autorizados. No entanto, não há garantia futura de novos embarques, que dependem de futuras investigações.
Há cinco navios de cruzeiro na costa brasileira atualmente, os MSC Splendida, Preziosa e Seaside, e os Costa Fascinosa e Diadema. O Splendida e o Diadema estão em quarentena.