Cidade está com 100% da população vacinada com a primeira dose e 97% com a segunda
A cidade de Búzios está há 44 dias sem registrar mortes pela Covid-19, e há dez dias sem admissão de pacientes com necessidade de internação. Segundo a Secretaria de Saúde, o cenário epidemiológico tem se mostrado positivo com queda acentuada dos casos da doença na cidade. A baixa parecia inalcançável, após os números expressivos em janeiro deste ano, devido às festas de Réveillon, 1.816 casos, ao mesmo tempo que os elevados casos de síndromes gripais.
Neste mês de março foram 832 atendimentos nas unidades de saúde com sintomas da doença, mas somente 12 pessoas estavam positivadas e uma esteve internada. Não houve mortes, a última foi registrada no dia 11 de fevereiro. Em fevereiro foram 131 casos positivos na cidade e uma morte. O relatório geral aponta 8.553 casos confirmados; 8.475 curados; 77 óbitos; 46.329 atendimentos e 37.776 casos descartados. Esses dão os dados oficiais até sexta-feira (25).
Com a redução dos casos, está sendo possível a retomada à “normalidade. Búzios flexibilizou o uso de máscaras em locais abertos e também fechados. Mas não se pode esquecer que o vírus e suas variantes ainda estão circulando e uma das armas contra a doença é a vacinação.
Vacinação
A cidade de Búzios está com 116% da população vacinada contra a doença com a primeira dose e 97% com a segunda. A aplicação da terceira dose ainda está em andamento, paralela ao cronograma da vacinação infantil, que terá aplicação nesta terça-feira (29).
A vacinação para as crianças será das 9h às 14h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ferradura, e a primeira dose da vacina contra Covid-19 para crianças acima de 12 anos. Para receber a primeira dose do imunizante basta levar o CPF ou cartão do SUS da criança.
Mas as unidades também recebem quem ainda não tomou nenhuma das doses ou está com o calendário vacinal incompleto.
Quarta dose
Na semana passada, dia 23 de março, o Ministério da Saúde orientou os estados e municípios para iniciarem a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 na população com mais de 80 anos ou mais. Em Búzios, segundo a Secretaria de Saúde, esse procedimento será iniciado após o processo de vacinação pediátrica, com data a ser divulgada.