Decreto que formaliza o Búzios Film Commission deve ser assinado pelo prefeito Alexandre Martins nos próximos dias
O município de Búzios já foi cenário de grandes produções de filmes, novelas e documentários. Agora o balneário está prestes a adentrar de vez a indústria de produção e distribuição cinematográfica com a formalização do Búzios Film Commission. O decreto que vai oficializar o projeto, apresentado na semana passada à Secretaria de Turismo, deve ser assinado pelo prefeito Alexandre Martins nos próximos dias.
Como acontece em outras cidades do Brasil e do mundo, a implementação de uma film commission visa o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem, facilitem e apoiem a produção audiovisual – cinematográfica, televisiva ou publicitária. Dessa forma o município adentra ao mercado audiovisual promovendo turismo e favorecendo o acolhimento de produções nacionais e internacionais, além de gerar emprego e renda para artistas, técnicos e prestadores de serviço. Segundo Mario Paz, dono do único cinema da cidade, o Gran Cine Bardot, e integrante da equipe que está trabalhando para implementar o Búzios Film Commission, com esse projeto o município entra no circuito internacional.
“Estamos perto de entrarmos em um circuito internacional. O mercado cinematográfico tem uma linguagem própria inserida dentro da indústria do entretenimento e que movimenta a economia com a promoção do destino. A nossa expectativa é de primeiro nível e estamos no caminho”, disse.
O Búzios Film Commission foi apresentado por Steve Solot, da Film Commission América Latina num encontro que reuniu representantes do poder público, entidades e sociedade civil.
“Quando falamos de audiovisual, falamos de publicidade, de marketing e de cinema, que é a quinta economia do mundo. É uma pauta muito importante para o turismo de nossa cidade, que através disso vamos ter mais divulgação no exterior para atrair mais produtores internacionais para filmar em nosso balneário, que é o mais bonito do mundo” destacou o secretário de Turismo Dom de Búzios.