Entidade civil tem como principal objetivo manter intercambio constante com entidades de turismo municipais, estaduais, federais e internacionais
Búzios foi autorizada pela Câmara Municipal a contribuir financeiramente com Conselho de Turismo da Região Costa do Sol (Condetur). A entidade civil tem como principal objetivo manter intercâmbio constante com entidades de turismo municipais, estaduais, federais e internacionais. O balneário integra a entidade desde a criação, em 2008, mas não contribuía com a mensalidade, que começou a ser cobrada em 2020, conforme explicou o presidente da instituição, Marco Navega.
O Projeto de Lei 3/2022, do executivo, foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão de quinta-feira (17). A contribuição mensal será de R$1.000, que poderá ser reajustada de acordo com órgão competente da entidade. As despesas correrão à conta de dotações próprias consignadas no orçamento vigente.
Conforme a justificativa do projeto, a finalidade é viabilizar ações de captação de recursos com projetos turísticos para municípios signatários juntos ao Ministério do Turismo e promoção turística em feiras e eventos.
O projeto seguiu para sanção e publicação da lei no Boletim Oficial do município.
Sobre o Condetur
O Condetur foi criado em 2008, apoiado pelo Ministério do Turismo, Turisrio e Sebrae, formado pela iniciativa privada, secretarias de turismo, conventions bureaux e associações comerciais. O trabalho é voltado para a construção de infraestrutura, capacitação, marketing/eventos e políticas públicas objetivando o desenvolvimento do turismo na Região Costa do Sol.
Ao todo, a região é composta por 12 município: Cabo Frio: Búzios, Arraial do Cabo, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Barra de São João, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus e Maricá.