A Prefeitura de Búzios deu um passo pioneiro na promoção turística ao designar Cristiano Marques, profissional reconhecido do setor, como representante institucional para apresentar e treinar empresas e profissionais que vendem o destino. Cristiano, com experiência reconhecida no país, já atuou como diretor executivo do Búzios Convention & Visitors Bureau e secretário municipal de turismo em diversas gestões.
Cristiano Marques, em colaboração direta com a Secretaria de Turismo e sob a articulação do Gabinete do prefeito Alexandre Martins, destaca: “Nosso bom relacionamento com a Secretaria de Turismo é essencial para o sucesso dessa iniciativa. Este trabalho visa capacitar e informar operadores turísticos, garantindo que Búzios seja apresentado de forma precisa e atraente.”
A iniciativa busca não apenas promover Búzios, mas também treinar profissionais de turismo que, muitas vezes, vendem o destino sem conhecê-lo pessoalmente. “Além da apresentação, será realizado um treinamento sobre Búzios. Muitos profissionais, sejam de venda direta ou que alimentam as OTAs, nunca tiveram a oportunidade de conhecer a cidade. Isso mudará com essa ação,” reforça Cristiano.
Com a expectativa de aumentar a ocupação hoteleira em 10% a 20% durante a baixa temporada, a primeira viagem está marcada para esta semana ao Chile, o segundo maior mercado emissor de turistas estrangeiros para Búzios. Cristiano visitará Santiago, Concepción e Antofagasta. Em Santiago, ele se reunirá com grupos de 30 operadores no Hotel Hilton em dois turnos para apresentar as atrações turísticas e melhorias em Búzios, incluindo novas atividades como o avistamento de baleias, eventos especiais fora do verão. Nas demais cidades visitará diretamente as principais empresas que vendem destinos turísticos. De volta a capital chilena, participa de uma reunião na Embaixada do Brasil para apresentar um projeto para a realização de um grande evento no Chile no próximo ano.
“Estou muito empolgado com esse trabalho porque sou apaixonado por Búzios e acredito que a ação direta oferece uma resposta rápida. Também falarei sobre as cidades vizinhas como Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, mas é necessário um investimento maior em ações regionais,” afirma Cristiano. Dentro do plano estratégico do município, está expandir essa iniciativa para outras cidades e estados brasileiros, como São Paulo e o Sul do país, mercados importantes para Búzios.
Esta ação inovadora coloca Búzios à frente de muitos destinos mundiais na promoção direta e personalizada, com a meta de fortalecer o turismo e combater a sazonalidade na região.