A Guarda Marítima Ambiental de Búzios (GMA), em colaboração com a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Coordenadoria de Posturas, realizou três operações de combate à grilagem de terras nesta semana. As ações ocorreram em áreas estratégicas do município, desmantelando esquemas de invasão, desmatamento e parcelamento irregular de solo.
Na sexta-feira (13), pela manhã, protestos organizados por um grupo liderado por um conhecido desmatador local ocorreram em Baía Formosa, Vila André e Rua da Jaqueira. Com aproximadamente 30 pessoas, incluindo advogados e veículos, os manifestantes tentaram intimidar técnicos e peritos que realizavam perícias judiciais relacionadas a processos de reintegração de posse. A ação teve apoio das forças de segurança para garantir a continuidade dos trabalhos.
Ainda na sexta-feira, a “Operação Black Friday” foi conduzida na Marina, onde uma invasão reincidente foi neutralizada. Os invasores haviam instalado materiais de construção e placas falsas simulando posse. Durante a operação, todos os materiais foram apreendidos e destruídos, com o apoio das forças policiais locais para assegurar o cumprimento da ordem.
Na quarta-feira (18), no Arpoador da Rasa, a GMA, junto com outros órgãos de segurança, realizou o desfazimento de uma invasão que envolvia fraudes documentais, terraplanagem mecanizada e tentativa de parcelamento ilegal do solo. Todo o material de construção foi inutilizado, encerrando a ocupação irregular.
A GMA faz parte da Secretaria de Segurança e Ordem Pública do municipio der Búzios e, de acordo com o comando do grupamento, “as autoridades seguem empenhadas em garantir que as áreas afetadas possam ser recuperadas e que a legislação seja devidamente cumprida”.
Ações Constantes Contra Grilagem em Búzios
O combate à grilagem de terras em Búzios tem sido frequente, com diversas operações realizadas ao longo do ano para coibir práticas ilegais e preservar áreas ambientais e urbanas.
- Baía Formosa: A GMA, em parceria com outros órgãos de segurança, desarticulou invasões que incluíam desmatamento e tentativa de parcelamento irregular do solo.
- Marina: Em outra operação, materiais de construção usados para simular posse foram apreendidos e retirados, após denúncias de ocupações reincidentes.
- José Gonçalves: A GMA impediu o avanço de desmatamentos e ocupações ilegais promovidos por grupos organizados que ameaçavam proprietários locais.
- Geribá: Em ação recente, a GMA identificou tentativas de ocupação irregular em terrenos próximos à praia, com desmatamento e uso de documentos fraudulentos. Materiais utilizados na invasão foram apreendidos e inutilizados.