Unidade volta a atender somente casos de urgência e emergência
O município de Búzios registrou mais de 7.340 atendimentos nas unidades de saúde de pessoas com sintomas de gripe, resfriado ou Covid-19 no mês de janeiro deste ano. Somente em fevereiro, 455 pessoas passaram pelas unidades de saúde do município. Apesar dos dados, a Prefeitura encerrou os atendimentos na Tenda de Triagem da Ferradura, em frente ao Posto de Urgência para pessoas com sintomas gripais/Covid-19. O anúncio foi na segunda-feira (7).
Questionada sobre o encerramento do serviço com índices altos de atendimento, o município disse que “os números estão em estabilidade e com tendência de queda”. Além disso, disse que a Tenda da Ferradura, em específico, foi montada, no dia 30 de dezembro, para desafogar o Hospital Municipal Rodolpho Perissé, no bairro São José, com atendimentos de urgência e emergência gerais. Mas, assim como em outras cidades do país, Búzios estava em surto de síndromes gripais, o que fez com que o governo utilizasse a estrutura também para atendimento de gripe e de Covid-19.
Os dados que constam no boletim epidemiológico do município mostram que os casos de Covid em janeiro comparado com o mesmo período do ano passado aumentaram 545%. O último levantamento foi publicado nesta segunda-feira (7) e aponta mais sete casos positivos na cidade, somando 49 positivados já nesses primeiros dias de fevereiro. A boa notícia é que apenas um leito está ocupado, embora 385 pessoas sigam em isolamento domiciliar. O município soma 76 mortes desde o início da pandemia, três somente neste início de ano, uma em janeiro e duas em fevereiro.
Quem tiver sintomas gripais/ Covid deve procurar a Tenda no Hospital Municipal Rodolpho Perissé, que fica localizado no bairro São José, com funcionamento 24h.