Eleição ocorreu nas 23 escolas do município e foi finalizada nesta quarta-feira (10)
O exercício da cidadania e democracia na Educação de Búzios foi exercido com a eleição de novos conselheiros escolares para o triênio 2021/2023. A votação ocorreu nas 23 escolas do município ocorreu de forma híbrida, presencial e remoto, de segunda (8) até essa quarta-feira (10). O pleito mobilizou toda comunidade escolar e local.
A eleição foi organizada pela Secretaria de Educação, Ciências e Tecnologia. O processo eleitoral ocorre conforme à Lei Municipal nº 1.677/2021, que dispõe sobre a implementação dos Conselhos Escolares, nas Unidades Escolares na rede. A diretoria executiva será composta de presidente; vice-presidente, secretário; 1º e 2° tesoureiro.
A secretária da pasta, Carla Natália Gomes Marinho Trambaioli, destaca a importância de os pais participarem deste processo.

“O exercício democrático se consolida no processo de escolha de nossos representantes e na atuação consciente na função pretendida. A participação da Comunidade Escolar e Local nas decisões das escolas é um marco que temos que fortalecer a cada dia”.
A subcoordenadora dos Órgãos Colegiados, Bárbara Moreira Dias, também comentou a importância da escolha dos novos Conselhos Escolares: “Hoje finalizamos mais uma etapa do processo de implementação para formação dos Conselhos Escolares. Sabemos que, até aqui nada foi fácil, mas o retorno dessa ação será grandioso, com isso, podemos vislumbrar a formação de uma Comunidade mais justa e próspera através do ambiente escolar e local. A participação e o empenho da Direção, Equipe, Pais e Responsáveis nesse movimento em prol de uma gestão democrática visando uma Educação de qualidade está sendo o alicerce fundamental desse processo’.
O Conselho Escolar é um órgão colegiado que reúne diferentes segmentos da escola como diretores, professores, equipe pedagógica, funcionários administrativos, alunos, pais, entre outros, e tem um papel estratégico no processo de democratização e de construção da cidadania.
Tem como função estimular a melhoria da qualidade educacional e promover o fortalecimento comunitário e aprendizagem pessoal, além de ser exemplo de iniciativa objetivando incentivar possíveis canais de participação representativa da Escola Pública.


