O município de Armação dos Búzios se destacou no setor da Segurança Pública, em pesquisa realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, referente ao período de Outubro a Dezembro de 2018, o último trimestre do ano anterior.
A cidade foi a única da Região dos Lagos a atingir todas as metas estipuladas pelo Sistema Integrado de Metas, atingindo o indicador verde e destacando o período como o melhor do ano. As ações avaliadas são o conjunto de operações realizadas pela Policia Militar e Policia Civil, dividindo as metas de redução nos crimes de homicídios, letalidade violenta e roubos de rua. Os números apresentados foram 25% inferiores ao registrado em 2017.
As ações neste período foram coordenadas pelo Tenente Leonardo Malheiros, comandante da 5ª Companhia de Búzios, o Delegado da 127ª no período Leonardo Macharete e o Capitão Diogo junto ao Sargento Brum, representantes da Secretaria de Segurança Municipal. Os setores de segurança municipais contaram ainda com o auxílio de 130 câmeras de segurança, 10 delas com reconhecimento facial, pertencentes ao Sistema de Monitoramento da Cidade.
O Tenente Leonardo Malheiros acredita que o resultado é um conjunto de ações em prol da segurança pública da cidade, com destaque a integração entre as polícias, guarda municipal e a própria Secretaria de Segurança. “Realizamos ações integradas em locais estratégicos como postos de gasolina. Nas sextas feiras, colocamos em prática a operação comboio, realizando abordagens com o apoio de três viaturas que percorreram toda a cidade, causando um efeito muito positivo.Fizemos mudanças internas, aumentamos o policiamento, modificamos alguns serviços e conseguimos resultados melhores” conta.
Outro ponto fundamental, pontua Malheiros, é o suporte oferecido pelo Programa PROEIS, iniciativa municipal que aumentou o efetivo de policiais na rua e o apoio também da Guarda Municipal, que atuou em conjunto com as ações de segurança da cidade.
“Destaco uma operação que fizemos em parceria com a policia civil em que chegamos a prender oito suspeitos, em menos de vinte dias, acusados de praticar homicídios. Essas prisões controlaram nossos índices nesse tipo de crime. Tínhamos em Búzios também guerra de facções, com frequência alguns envolvidos eram baleados e davam entrada no hospital, isso também reduziu” revela Malheiros.
Outro fator importante, continua, foi o mapeamento da mancha criminal da cidade, o que permite que o policial inicie o seu dia de serviço sabendo o que está ocorrendo, aonde pode evitar um delito, como é melhor agir, permitindo a realização de ações estratégicas.
“Em Novembro, por exemplo, registramos roubos de veículos na cidade, até mesmo no Centro. Destes, 90 % eram roubos de motocicletas, que estavam sendo levadas para Cabo Frio. Implementamos o policiamento no bairro da Baía Formosa, que inibiu estes delitos, e no inicio de Dezembro não tivemos registro desse crime” comemora Malheiros.
Um destaque importante na avaliação também foi o aumento no número de presos:t“Assim que chegamos em Novembro, batemos o recorde de 2018. Neste mês de Janeiro, já superamos em números todo o ano passado, e ainda faltam dias para encerrar o mês. Das prisões efetuadas, 50% estão relacionadas ao tráfico de drogas, 30% ligadas a homicídios e 20% a roubos” informa.
Visando o Carnaval, período em que a Segurança Pública precisa de uma atenção redobrada, o Tenente informa que os setores de segurança estão planejando ações em parceria com a Guarda Municipal para cobrir especialmente os blocos de rua: “Sabemos que teremos uma cidade cheia e colocaremos policiais em pontos específicos para reprimir ações delituosas. Estamos tentando receber apoio de comandos superiores e estudando também escalar policiais que estejam de folga, da mesma forma como operamos no ano novo, em que atuamos com 40 policiais a mais, isso faz muita diferença. Contamos com o reforço de pessoal para realizar o policiamento adequado” conclui Malheiros.