A noite desta quarta-feira (8) foi de celebração e reconhecimento para Búzios, que conquistou o 10º lugar no ranking do ICMS Ecológico 2023. O evento de premiação aconteceu no Palácio Guanabara e contou com a presença do secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade e vice-governador, Thiago Pampulha, além da equipe do Instituto Estadual do Ambiente.
A cidade, que saiu da 29ª para a 10ª posição no índice final de conservação ambiental, foi destacada pelo comprometimento com a preservação do meio ambiente. O ICMS Ecológico é uma lei que incentiva os municípios a adotarem práticas sustentáveis, impactando positivamente a qualidade ambiental e garantindo uma porcentagem maior sob os repasses de ICMS para as prefeituras.
O município ganhou ainda o primeiro lugar na categoria tratamento de esgoto, uma conquista significativa que reflete o compromisso da cidade com a preservação dos recursos hídricos.
Para o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Búzios, Evanildo Cardoso Nascimento, que esteve no evento representando o município, o trabalho para aprimorar as políticas ambientais segue contínuo.
“Hoje contamos com um programa de educação ambiental em parceria com a educação, além da criação de unidades de conservação. Tudo isso contribui para que o índice de preservação ambiental nos coloque entre os primeiros lugares no cenário estadual, garantindo uma significativa parcela do repasse do ICMS Ecológico”, comentou.