Na noite dessa última quinta-feira, por volta das 23h, em algumas cidades da Região dos Lagos choveu, deixando sem energia por algumas horas. Em Búzios, por exemplo, a chuva caiu na parte do continente, na península não choveu. Mas isso não foi uma notícia boa (já que estava um calor insuportável).
Após o início da chuva, com relâmpagos e trovoadas, a luz na Região acabou. Um apagão geral. Os municípios foram prejudicados pela interrupção no abastecimento de energia elétrica que durou cerca de duas horas em Búzios. De acordo com a Enel, concessionária que abastece a região, no caso de Cabo Frio, foram registradas duas interrupções.
Os motivos por que ocorrem desligamentos devido às chuvas são vários. As descargas elétricas, conhecidas popularmente por “raios”, quando atingem uma rede provocam um desligamento automático do sistema para protegê-lo e também os equipamentos dos usuários. As descargas, em muitos casos, provocam defeitos que, dependendo da complexidade, demoram de duas a quatro horas para serem reparados. No entanto, problemas de acesso ao local, principalmente em áreas rurais, podem elevar o tempo para o reparo.