Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Búzios é o único município da Região dos Lagos sem casos confirmados de coronavírus

caso-positivo-covid-19

Segundo dados da Prefeitura, cerca de 800 pessoas foram atendidas desde o dia 16 de março, no entanto, não há dados claros sobre o número de testados.

Dados apresentados pela Prefeitura de Búzios apontam que o município é o único município da Região dos Lagos sem casos confirmados do novo coronavírus. O governo municipal informa por meio de boletins diários notas sobre casos atendidos na cidade. O último informativo, divulgado na quarta-feira (8) apresentou uma evolução nos atendimentos nas unidades de saúde, mas também uma redução no número de pessoas em isolamento, somente 15 até o momento. Cerca de 800 pessoas foram atendidas desde o dia 16 de março, mas a maioria foi diagnostica apenas com gripe.

O que não fica claro, é se os aparentes bons resultados são fruto das medidas de proteção, ou na verdade, pela subnotificação e baixa testagem de casos. Segundo fontes ligadas a Prensa, a ordem no Hospital Municipal Rodolpho Perrisé, é para testagem apenas de casos gravíssimos. No mês de março, a unidade teria testado apenas duas pessoas, ambos médicos. Uma segunda fonte teria salientado que, o isolamento domiciliar seria um problema. “Medicina se baseia em dados, números, para termos certeza de casos, é preciso testagem, se não há testes, não há dados e estamos vulneráveis. Esses resultados maquiam a realidade que já se desenha nas demais cidades do entorno, como Cabo Frio, com 4 casos confirmados”, comentou.

Sobre os fatos relatados, perguntada, a Prefeitura não se manifestou até o momento.

Dados bem diferentes do primeiro informativo quando o cenário era de 41 pessoas em isolamento domiciliar e 97 atendidas e diagnosticadas com gripe. A triagem acontece nos postos e unidades de saúde, e que aqueles que apresentam algum sintoma suspeito realizam o teste e são acompanhados pelo Serviço de Epidemiologia de Búzios, durante todo o período de isolamento domiciliar.

Os pacientes que procuram as unidades de saúde, segundo a Prefeitura, são da faixa etária dos 35 a 49 anos. Destes, 83% relataram febre, tosse e dor de garganta. Os atendimentos que registraram maior número de pacientes foram nos bairros Vila Verde, Rasa e Cem Braças.

“Os pacientes testados são instruídos a ficar em casa 14 dias, sem ter contato com familiares ou qualquer outra pessoa. Os resultados dos testes de pacientes com sintomas leves, demoram em média 10 dias úteis”. A Prefeitura não informou em qual laboratório ocorre a testagem.

Em entrevista coletiva, no dia 27 de março, o prefeito André Granado afirmou que estaria adquirindo testes rápidos para o município nos próximos dias e com isso poderia agilizar os diagnósticos em Búzios. Questionada, a Prefeitura informou que ainda não tem data para a chegada desses testes.

A Prensa enviou outros questionamentos ao setor de comunicação sobre pacientes que testaram negativo, prazo de entrega de novos resultados, se os procedimentos se mantem os mesmos e a frequência de visitas a pacientes em isolamento domiciliar. Até o momento, nenhuma pergunta foi respondida.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Maricá abre audição para intercâmbio no Ballet Nacional de Cuba

Governo lança nova fase do Plano Brasil Soberano com R$ 40 bilhões em crédito pelo BNDES

Projeto ‘Rio das Ostras Instrumental’ lança temporada 2025

PM apreende drogas avaliadas em R$ 58 mil em área de mata em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]