Segundo dados da Prefeitura, cerca de 800 pessoas foram atendidas desde o dia 16 de março, no entanto, não há dados claros sobre o número de testados.
Dados apresentados pela Prefeitura de Búzios apontam que o município é o único município da Região dos Lagos sem casos confirmados do novo coronavírus. O governo municipal informa por meio de boletins diários notas sobre casos atendidos na cidade. O último informativo, divulgado na quarta-feira (8) apresentou uma evolução nos atendimentos nas unidades de saúde, mas também uma redução no número de pessoas em isolamento, somente 15 até o momento. Cerca de 800 pessoas foram atendidas desde o dia 16 de março, mas a maioria foi diagnostica apenas com gripe.
O que não fica claro, é se os aparentes bons resultados são fruto das medidas de proteção, ou na verdade, pela subnotificação e baixa testagem de casos. Segundo fontes ligadas a Prensa, a ordem no Hospital Municipal Rodolpho Perrisé, é para testagem apenas de casos gravíssimos. No mês de março, a unidade teria testado apenas duas pessoas, ambos médicos. Uma segunda fonte teria salientado que, o isolamento domiciliar seria um problema. “Medicina se baseia em dados, números, para termos certeza de casos, é preciso testagem, se não há testes, não há dados e estamos vulneráveis. Esses resultados maquiam a realidade que já se desenha nas demais cidades do entorno, como Cabo Frio, com 4 casos confirmados”, comentou.
Sobre os fatos relatados, perguntada, a Prefeitura não se manifestou até o momento.
Dados bem diferentes do primeiro informativo quando o cenário era de 41 pessoas em isolamento domiciliar e 97 atendidas e diagnosticadas com gripe. A triagem acontece nos postos e unidades de saúde, e que aqueles que apresentam algum sintoma suspeito realizam o teste e são acompanhados pelo Serviço de Epidemiologia de Búzios, durante todo o período de isolamento domiciliar.
Os pacientes que procuram as unidades de saúde, segundo a Prefeitura, são da faixa etária dos 35 a 49 anos. Destes, 83% relataram febre, tosse e dor de garganta. Os atendimentos que registraram maior número de pacientes foram nos bairros Vila Verde, Rasa e Cem Braças.
“Os pacientes testados são instruídos a ficar em casa 14 dias, sem ter contato com familiares ou qualquer outra pessoa. Os resultados dos testes de pacientes com sintomas leves, demoram em média 10 dias úteis”. A Prefeitura não informou em qual laboratório ocorre a testagem.
Em entrevista coletiva, no dia 27 de março, o prefeito André Granado afirmou que estaria adquirindo testes rápidos para o município nos próximos dias e com isso poderia agilizar os diagnósticos em Búzios. Questionada, a Prefeitura informou que ainda não tem data para a chegada desses testes.
A Prensa enviou outros questionamentos ao setor de comunicação sobre pacientes que testaram negativo, prazo de entrega de novos resultados, se os procedimentos se mantem os mesmos e a frequência de visitas a pacientes em isolamento domiciliar. Até o momento, nenhuma pergunta foi respondida.