Pular para o conteúdo
Search

Búzios e Cabo Frio obtém decisões favoráveis para manutenção da oferta de ensino médio

Foto: Reprodução

Liminares que transferiam para o Estado a gestão das vagas caíram com justificava de “provocar desordem administrativa e prejuízo a centenas de alunos”

Os municípios de Búzios e Cabo Frio conseguiram decisão favorável do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para manutenção do ensino médio. A justiça suspendeu na sexta-feira (17) as liminares que transferiam para o Estado a gestão das vagas já a partir do ano letivo de 2022. A decisão foi suspensa em ambas as cidades, a partir dos recursos impetrados pela procuradoria geral dos municípios, pelo presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Henrique Carlos De Andrade Figueira.

A decisão foi a mesma para duas cidades, em que afirma que “a decisão liminar provoca enorme desordem administrativa e prejuízo a centenas de alunos porque já matriculados no ensino médio, com a formalização do planejamento da programação do ano letivo de 2022 e contratação do corpo docente. Entende que há violação ao princípio da separação dos poderes, inviabilizando a gestão do secretário de educação, imiscuindo o Judiciário no mérito administrativo”.

A secretária de Educação de Cabo Frio, Elicéa da Silveira, explicou que busca desde o início do mês de agosto um entendimento junto ao Ministério Público e a Promotoria de Justiça para a manutenção da oferta de vagas de ensino médio no município. Em um primeiro momento seriam mantidos os serviços no Colégio Municipal Rui Barbosa (Centro) e na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista (Campos Novos), no entanto, uma decisão em caráter liminar da promotoria, encerrou a oferta em todas as unidades escolares.

A secretária explicou ainda que é do interesse da gestão manter a oferta de vagas e para além disso, amplia-las no próximo ano letivo.

“É preciso um esforço coletivo de todos os envolvidos em apontar as dificuldades, mas ainda mais, buscar as soluções para que os interesses dos alunos sejam atendidos. O que não podemos de maneira alguma é permitir que os jovens fiquem sem vagas para concluir os estudos e que busquemos diminuir ou quiçá erradicar a evasão escolar. O prefeito José Bonifácio já sinalizou que vai recorrer até a última possibilidade para manter o ensino médio municipal”, enfatizou.

Essa situação se assemelha a Búzios, em relação ao Colégio Municipal Paulo Freire e a INEFI, que teve a estadualização imposta na quarta-feira (15).

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.