Os tutores de cães e gatos das cidades de Búzios e Cabo Frio já tem data marcada para vacinação contra raiva, obrigatória para animais a partir dos quatro meses de vida e que estejam saudáveis.
Em Cabo Frio, a imunização ocorre em segunda etapa, no dia 17 de setembro das 9h às 14h, em diversos pontos de vacinação. Iniciada em junho desde ano, a campanha será dividida em polos de imunização ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro.
Nesta etapa, a ação volante vai percorrer os bairros Monte Alegre, Porto do Carro, Vila do Ar, Jardim Esperança, Tangará, Caminho de Búzios, Jardim Peró, Peró, Reserva do Peró, Cajueiro e Gamboa. A expectativa é que, durante a campanha, sejam aplicadas cerca de 25 mil doses da vacina em cães e gatos de Cabo Frio.
Em Búzios, a aplicação das doses acontece no dia 24 de setembro, das 8h às 169h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Olavo da Costa (Vila Verde); Arpoador (Arpoador-Cruzeiro); Lilson M de Souza (Cem Braça); Benildo Motta (São José); José Gonçalves (José Gonçalves); Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa); Unidade Básica de Saúde Custodio Alves G.A. de Oliveira (Capão); Dr. Paulo Acherman (Ferradura); UBS Deodorina Leite de Azevedo (Geribá) e Haroldo Francisco Ceravolo (Brava).
Segundo dados da Prefeitura de Búzios, o município aplicou 6 mil doses de antirrábica no ano passado, atingindo a meta estipulada pelo governo do estado, e o objetivo é repetir o feito nesta campanha. O número estimado de animais a serem vacinados é calculado com base no número de habitantes do município de acordo com último senso do IBGE. O município recebeu, até o momento, sete mil doses.
“A raiva é uma doença fatal nos animais em 100% dos casos, e ainda há o risco de poder ser transmitida para o ser humano. A vacina é a única forma de prevenção, por isso, a importância que cada um leve seus cães e gatos para a vacinação”, alerta a coordenadora de Vigilância em Saúde de Búzios, Tamires Prevato.
Cuidados na hora da vacinação
As fêmeas gestantes e amamentando não devem ser vacinadas. Gatos devem ser devem levar gatos dentro de caixas para que os felinos não fujam, já cães devem ser conduzidos ao local de vacinação com coleira e guia. Se o animal apresentar conduta agressiva ou for bravo, deve ser conduzido com focinheira.
A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.