Pular para o conteúdo
Search

Búzios e Arraial do Cabo são as únicas cidades da região sem Centro de Triagem para pacientes de Covid-19

Governo do Estado anunciou o enviou de auxílio financeiro de 100 milhões aos municípios no início de abril

A deputada Martha Rocha (PDT), que presidente da Comissão da Saúde da Alerj, informou à reportagem que vai oficiar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público (MP) os municípios citados na matéria

Cidades da Costa do Do Sol instalaram seus centros de triagem para o enfrentamento ao Covid-19, algumas com recursos próprios, e outras, ao menos em parte, com o envio de verbas oriundas de doação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) à Secretaria Estadual de Saúde. O repasse anunciado pela Alerj, em 9 de abril,  foi no valor de 100 milhões de reais para os 92 municípios fluminenses. Na região dos Lagos: Cabo Frio, Araruama, São Pedro da Aldeia e  Iguaba Grande os centros já atuam atendendo pacientes. As cidades de Arraial do Cabo e Búzios não possuem os locais instalados.

Na primeira resolução, o Estado listou 52 municípios e na segunda, outros 35. São cidades que se enquadram nas normas estabelecidas pela Secretaria de Saúde para recebimento do apoio financeiro viabilizado pela Alerj: o município deve ter Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de até 0,72, renda per capita menor que R$ 800,00, quando a população for inferior a 200 mil habitantes, e as cidades com menos de 19 mil habitantes também estão aptas a receber o auxílio.

Cabo Frio instalou o equipamento de saúde, localizado ao lado da UPA do Parque Burle, há cerca de 10 dias e já atendeu 260 pacientes. A Prefeitura informou que o custo mensal da estrutura é de 55 mil reais e que tem previsão de 90 dias, podendo ser estendido. Os recursos são oriundos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde. 

Centro de triagem de Cabo Frio

Araruama instalou o Centro de Triagem ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, na rua Baster Pilar, s/n, no bairro Parque Hotel no dia 10 de abril. O objetivo do Centro de Triagem é impedir o acesso direto à UPA de casos suspeitos, evitando, assim, aglomeração de pacientes. A tenda de acolhimento conta ainda com equipe de plantão, com médico, enfermeiro, administrativo e ASG que vão trabalhar em regime de escala. Todos contam com EPI (Equipamento de Proteção Individual) para fazer o atendimento aos pacientes. A Prefeitura não informou a origem dos recursos. 

São Pedro da Aldeia montou sua estrutura em frente ao Pronto-socorro Municipal e funciona das 7h às 19h. O Centro de Triagem aldeense foi custeado com recursos municipais e estaduais e conta com acolhimento, recepção, sala de observação, classificação de risco, consultórios médicos, áreas de paramentação e alimentação, expurgo e leitos.

Centro de Triagem de São Pedro da Aldeia

Iguaba Grande teve seu centro entregue no dia 13 de maio. O atendimento acontece 24h ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O CT conta com recepção, acolhimento, dois consultórios, 6 leitos individuais, sala de descanso climatizada para a equipe de plantão, refeitório, banheiros com ducha para higiene dos funcionários, e depósito para os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Tem, ainda, raio x portátil, cilindros de oxigênio, balcão de enfermagem, equipamentos de proteção, sistema informatizado e um gerador exclusivo para atender as eventuais falta de energia sem risco aos pacientes.

Centro de triagem de Iguaba Grande

Búzios ainda não instalou seu Centro de Triagem e também não respondeu aos questionamentos da Prensa sobre o recebimento de verbas para implantação dos equipamentos de saúde e nem se pretendem realizar a ação. 

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Arraial do Cabo informou que até o momento não recebeu nenhum verba do Estado para implantação dos Centros de Triagem e que segue cobrança os repasses. Explicou ainda que as unidades de Pronto Socorro do município funcionam com duas entradas, uma para suspeitos de Covid-19 e outra para demais comorbidades. A triagem funciona desta maneira desde o início da quarentena. 

A deputada Martha Rocha (PDT), que é presidente da Comissão da Saúde, informou à reportagem que vai oficiar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público (MP) os municípios citados para entender qual foi o procedimento adotado, se os valores foram recebidos e, se  receberam, por qual motivo não foram implementados até o momento.  

As cidades de Rio das Ostras e Macaé também contam com Centro de Triagem para atendimento a pacientes de Covid-19. 

Rio das Ostras  montou o equipamento com recursos próprios e em 50 dias já havia realizado 1189 atendimentos, sendo 599 notificações de síndrome gripal de doença pelo coronavírus, ou seja, considerados como casos suspeitos. Dentro desse total, também houve 71 transferências dos casos identificados como síndrome gripal grave, que foram para atendimento no Pronto-Socorro, que é o Centro de Referência em Covid-19 do Município. Quando o usuário tem sintomas leves, é orientado a realizar o isolamento domiciliar. O espaço fica localizado Extensão do Bosque e funciona todos os dias de 8h as 20h.

Já Macaé foi pioneira e já no dia 18 de março havia instalado seu Centro de Triagem no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, funcionando 24 horas, com equipes médica, de enfermagem, de fisioterapia, além da manutenção de ambulância para pronta remoção, caso seja necessário.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.