Search

Búzios é a primeira cidade do litoral do Rio de Janeiro a aderir ao Projeto Recicla Cidades

A iniciativa faz parte do protocolo de intenções de gestão de resíduos de práticas sustentáveis assinado nesta quinta-feira (26) durante o 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos
Prefeitura e instituições assinam protocolo de intenções

Nesta quinta-feira (26), durante o 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, a cidade de Búzios assinou um protocolo de intenções para aderir ao Projeto Recicla Cidades. O termo foi formalizado pelo Secretário de Administração de Búzios, Anderson Chaves, em nome da prefeitura, e faz parte de uma iniciativa que visa promover a preservação ambiental e uma gestão mais eficiente dos resíduos sólidos.

O Projeto Recicla Cidades é uma iniciativa conduzida pela Tetra Pak em parceria com a ONG Espaço Urbano. O principal objetivo é aumentar a coleta de materiais recicláveis, gerando a mobilização social e a educação ambiental. Isso é feito através da colaboração do poder público e da comunidade, utilizando campanhas de conscientização como ferramentas-chave. O projeto já está em andamento em 21 cidades do estado de São Paulo e, em 2022, impactou positivamente mais de 176 mil pessoas por meio de 236 ações.

O Recicla Cidades visa estimular a participação ativa de toda a população local na coleta seletiva e no aumento do descarte adequado de resíduos recicláveis, com um foco especial nas embalagens longa vida. Esse projeto envolve tanto o poder público quanto a comunidade em campanhas, prêmios e ações de educação ambiental, em colaboração com escolas e organizações locais.

De acordo com Roseli Barbosa, diretora da ONG Espaço Urbano, a iniciativa surgiu a partir de um movimento da sociedade buziana que buscava trazer o Projeto Recicla Cidades para a cidade.

“Búzios será a primeira cidade do litoral do Rio de Janeiro a receber o Projeto Recicla Cidades. Tanto a ONG Espaço Urbano quanto a Rede pela Circularidade do Plástico se uniram nesse movimento e assinaram uma carta de intenção. Após a chegada do projeto, realizaremos um diagnóstico detalhado e, em seguida, mobilizaremos ações”, explicou Roseli.

Uma das iniciativas da carta de intenção também é o programa da Rede pela Circularidade do Plástico. De acordo com o coordenador do eixo de políticas públicas deste programa, Ricardo Jamil Hajaj, o programa é a maior iniciativa brasileira em prol da Economia Circular do Plástico, envolvendo todos os aspectos do ciclo de vida das embalagens plásticas.

“É um projeto que temos investido e levado para algumas cidades no litoral do Brasil, que tem conseguido mobilizar toda a sociedade para conscientização e educação ambiental, onde o munícipe começa a gerar um valor no resíduo produzido, passa a não enxergar mais como um rejeito, e isso começa a trazer um benefício para ele, em troca de produtos de acordo com a própria necessidade”, explicou

O evento, que começou na terça-feira (24) e encerra nesta sexta-feira (27), tem se destacado como um espaço de discussão sobre a gestão de resíduos sólidos e a construção de um futuro mais sustentável. Isso está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, reforçando o compromisso de Búzios com a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas mais sustentáveis.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Imortais da Academia Brasileira de Letras abrem Festa Literária Internacional de Maricá

Cine Bardot relança Cine Clube com sessões gratuitas e clássicos imperdíveis

Cresce o número de animais abandonados em Búzios: Prefeitura inicia ações para controle populacional

Phil Rajzman é vice-campeão do Tunel Crew Shootout 2024

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.