Nesta quinta-feira (26), durante o 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, a cidade de Búzios assinou um protocolo de intenções para aderir ao Projeto Recicla Cidades. O termo foi formalizado pelo Secretário de Administração de Búzios, Anderson Chaves, em nome da prefeitura, e faz parte de uma iniciativa que visa promover a preservação ambiental e uma gestão mais eficiente dos resíduos sólidos.
O Projeto Recicla Cidades é uma iniciativa conduzida pela Tetra Pak em parceria com a ONG Espaço Urbano. O principal objetivo é aumentar a coleta de materiais recicláveis, gerando a mobilização social e a educação ambiental. Isso é feito através da colaboração do poder público e da comunidade, utilizando campanhas de conscientização como ferramentas-chave. O projeto já está em andamento em 21 cidades do estado de São Paulo e, em 2022, impactou positivamente mais de 176 mil pessoas por meio de 236 ações.
O Recicla Cidades visa estimular a participação ativa de toda a população local na coleta seletiva e no aumento do descarte adequado de resíduos recicláveis, com um foco especial nas embalagens longa vida. Esse projeto envolve tanto o poder público quanto a comunidade em campanhas, prêmios e ações de educação ambiental, em colaboração com escolas e organizações locais.
De acordo com Roseli Barbosa, diretora da ONG Espaço Urbano, a iniciativa surgiu a partir de um movimento da sociedade buziana que buscava trazer o Projeto Recicla Cidades para a cidade.
“Búzios será a primeira cidade do litoral do Rio de Janeiro a receber o Projeto Recicla Cidades. Tanto a ONG Espaço Urbano quanto a Rede pela Circularidade do Plástico se uniram nesse movimento e assinaram uma carta de intenção. Após a chegada do projeto, realizaremos um diagnóstico detalhado e, em seguida, mobilizaremos ações”, explicou Roseli.
Uma das iniciativas da carta de intenção também é o programa da Rede pela Circularidade do Plástico. De acordo com o coordenador do eixo de políticas públicas deste programa, Ricardo Jamil Hajaj, o programa é a maior iniciativa brasileira em prol da Economia Circular do Plástico, envolvendo todos os aspectos do ciclo de vida das embalagens plásticas.
“É um projeto que temos investido e levado para algumas cidades no litoral do Brasil, que tem conseguido mobilizar toda a sociedade para conscientização e educação ambiental, onde o munícipe começa a gerar um valor no resíduo produzido, passa a não enxergar mais como um rejeito, e isso começa a trazer um benefício para ele, em troca de produtos de acordo com a própria necessidade”, explicou
O evento, que começou na terça-feira (24) e encerra nesta sexta-feira (27), tem se destacado como um espaço de discussão sobre a gestão de resíduos sólidos e a construção de um futuro mais sustentável. Isso está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, reforçando o compromisso de Búzios com a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas mais sustentáveis.