Município não mantém boletim atualizado e o painel com dados está fora do ar
A cidade de Búzios é uma das menos transparentes da região em relação ao números atualizados do novo coronavírus (Covid-19). Os dados desde as primeiras notificações são confusos e pouco esclarecem sobre a real situação do município. Segundo informações extra oficiais são 80 casos confirmados e dois óbitos. Outros nove pacientes estariam em isolamento hospitalar. A Prefeitura de Búzios não respondeu os questionamentos da Prensa.
Os bairros de Cem Braças e Capão, segundo relatos de moradores, registram famílias inteiras em isolamento com membros que já testaram positivo.
Em vídeo que circula nas redes sociais, um paciente recuperado da doença aparece deixando o Hospital Rodolpho Perissé, cercado pela equipe médica. Apesar do resultado positivo e da recuperação, a Prefeitura havia informado em seus boletins que não havia nenhuma internação hospitalar, apenas isolamento domiciliar.
A flexibilização do comércio, bares, restaurantes e templos religiosos de denominação evangélica tem preocupado moradores e uma parcela de representantes de associações que veem as medidas como precipitadas. O motivo, a ausência de dados reais sobre a pandemia em Búzios e em relação a curva de crescimento acentuada que o município registra. Em uma semana os casos cresceram de 35 para 80.
Sobre a comunicação da Prefeitura
Em entrevista a live da Prensa de Babel no facebook, Roda da Prensa, o secretário de Turismo, Armanda Ehrenfreund informou que a então secretária de Comunicação, Cíntia Delesale do município teria pedido desligamento das funções, no entanto, não informou quem passou a ocupar o cargo. A Prensa e a população de Búzios seguem sem respostas oficiais.