Segundo o informativo, o último prazo estipulado para novas matrículas é 9 de abril. Não houve divulgação sobre datas de retorno das aulas e se serão presenciais ou on-line
A Prefeitura de Búzios divulgou nesta quarta-feira (13) o calendário de matrículas da rede municipal de ensino para o ano de 2021. Segundo o informativo, as inscrições terão início em fevereiro e vão ocorrer pelo site oficial do município, visando manter as medidas de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus.
A secretaria de Educação estipulou cronogramas que vão de 02 a 06 de fevereiro para alunos que perderam o prazo de renovação e de 09 a 19 de fevereiro para alunos que não estão matriculados no município e desejam transferência para a rede. Entre os dias 15 a 26, pais de alunos que matricularam seus filhos no período correto deverão comparecer à unidade escolar para assinatura da ficha de matrícula.
Em março será a vez dos alunos que farão transição para outras unidades escolares. Entre os dias 08 e 12. Encerrando o período, entre 05 e 09 de abril o município vai realizar matrículas novas para o ano letivo de 2021.
O informativo não trouxe data para conclusão do ano letivo de 2020. Também não houve divulgação sobre o início do ano letivo de 2021, nem se as aulas serão on-line ou presenciais.
Cartão alimentação
Ainda durante a campanha uma das promessas do então candidato à Prefeitura de Búzios, Alexandre Martins, anunciou que daria continuidade ao pagamento do benefício alimentação aos alunos da rede municipal. O projeto foi proposto pelo ex-prefeito, André Granado e aprovado pela Câmara Municipal em cinco parcelas pagas de agosto (duas parcelas) a novembro. Em dezembro, o então prefeito, Henrique Gomes remanejou o orçamento e pagou a sexta parcela. Até o momento não houve nenhuma menção sobre a continuidade do benefício, que justificaria a suspensão, caso as aulas retornassem de forma presencial.
Retorno seguro e Vacinação
Para o retorno seguro, no entanto, alguns especialistas defendem aguardar a vacinação, que segundo o governo federal, iniciará em 25 de janeiro. Búzios ainda não divulgou nenhuma medida de contingenciamento para iniciar a distribuição da vacina, nem se estreitou conversas sobre a chegada dos lotes e quem serão os grupos a serem vacinados.
A Prensa enviou os seguintes questionamentos à assessoria de comunicação da Prefeitura de Búzios, mas até o momento não obteve respostas:
– De que forma o ano letivo de 2020 será validado? Através das apostilas entregues no ano anterior? De que forma será avaliado o conteúdo? Haverá nova apostila a ser distribuída? Qual a previsão?
– O ano letivo de 2021 terá início em que data? As aulas serão presenciais ou on-line?
– Quanto ao auxílio alimentação pago aos alunos da rede, terá continuidade em 2021 ou será suspenso?
– Existe alguma reunião agendada com representantes de pais e responsáveis para ouvir demandas?