Segundo os dados da Secretaria de Saúde, foram mais de 32 mil pessoas atendidas no 1ª bimestre de 2022
A Prefeitura de Búzios divulgou esta semana o balanço de atendimentos de urgência na rede de saúde municipal. Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde, foram 32.243 pessoas atendidas em janeiro e fevereiro de 2022. No mesmo período de 2021 foram 15.310 atendimentos, e 10.215 em 2020. A pasta destacou que esse aumento ocorreu devido ao agravamento de casos de síndromes respiratórias, tanto influenza como a Covid-19, assim como em todo o país.
O secretário de Saúde de Búzios, Leônidas Heringer, explicou que a gestão teve acesso aos dados do Ministério da Saúde de forma antecipada informado que haveria risco de aumento dos casos de síndromes respiratórios para aquele período.
“Aumentamos as estruturas de atendimento existentes e criamos novas. Também adquirimos a tempo medicamentos e insumos necessários para combater uma crise, além de aumentarmos a equipe para dar conta da demanda. Conseguimos”, disse.
Os dados são referentes aos atendimentos nos equipamentos que compõe a Rede de Urgência do município, o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), Posto de Urgência do bairro Rasa, tenda para atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19, e a tenda de emergência montada na Unidade Básica de Saúde do bairro Ferradura.
Leônidas reforça que o objetivo dos serviços de urgência é salvar vidas, além de diminuir riscos de sequelas e transportar o paciente com segurança para tratamento definitivo em ambiente hospitalar, quando necessário.