A Prefeitura de Búzios realiza reforma dos píeres da cidade. As melhorias incluem a troca dos decks, postes de iluminação, além da modernização dos sistemas elétrico e hidráulico. As lagoas de Búzios são refúgios naturais para diversas espécies e pontos importantes para a prática de trilhas e ações de educação ambiental. Segundo o governo municipal, o objetivo érevitalizar esses espaços e melhorar a infraestrutura para moradores e visitantes.
As intervenções estão sendo coordenadas por duas secretarias municipais: a Secretaria de Pesca, sob a execução da Secretaria de Obras e a Secretaria do Ambiente, responsável pelos píeres em lagoas da cidade. Sob a gestão da Secretaria de Pesca, os píeres do Centro, dos Ossos, no Golfinho e Pescador e em Manguinhos estão passando por uma reforma completa. Já sob responsabilidade da Secretaria do Ambiente e Urbanismo está o píer da lagoa da Ferradura e de José Gonçalves.
Na lagoa da Ferradura, as obras contemplam a sinalização completa, o replantio de 150 mudas de espécies nativas e a limpeza total das regiões. Além disso, está em fase de conclusão a construção de quatro píeres e duas pontes na lagoa. No local, também será criada uma unidade de conservação, reforçando a importância da preservação ambiental. Nas outras lagoas, as intervenções ainda estão em fase inicial.
A Lagoa de José Gonçalves está recebendo atenção especial, com a construção de novos píeres, ampliando as áreas de lazer e promovendo o ecoturismo A Prefeitura destaca que a colaboração da população é essencial para a manutenção desses espaços, especialmente no que diz respeito à limpeza das áreas revitalizadas.
Com essas obras, a Prefeitura de Búzios reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, promovendo o ecoturismo e garantindo a conservação.