Búzios realizou, no fim de semana, uma série de ações ambientais em celebração ao Dia Mundial da Limpeza (Clean Up Day). Segundo a Prefeitura, as atividades ocorreram nas praias da Azeda/Azedinha, Ossos e Armação, com a participação de comerciantes, trabalhadores locais e turistas.
De acordo com a Secretaria de Clima e Sustentabilidade, foram recolhidos mais de 300 kg de resíduos sólidos, além da remoção de vegetação exótica e invasora. Também foram plantadas 12 mudas nativas, entre elas aroeira, audrago, ipê-branco, ipê-amarelo, pau-brasil, gabiroba e pitanga, em áreas de costão rochoso, como forma de recuperar a flora e incentivar a regeneração natural.
O secretário Evanildo Nascimento destacou a mobilização conjunta: “É muito legal ver todos participando, entendendo que é importante proteger o mar territorial e as praias. Sempre pedimos aos frequentadores que levem seu lixo de volta e respeitem a natureza. Aqui, com a recomposição da flora, promovemos conscientização e recuperação. É claro que não conseguimos resolver tudo de uma só vez, mas nossas ações falam do futuro”, disse.
Voluntários também reforçaram a importância da iniciativa. O trabalhador de praia Carlos, que participou do plantio, afirmou: “Para mim é muito especial estar aqui cuidando da nossa praia e do nosso local de trabalho. Tem muita gente que curte, mas não ajuda. Quero que qualquer pessoa que venha visitar encontre a melhor praia possível”, explica.
Durante a ação, foram utilizados mais de 20 baldes para recolher microlixo como guimbas de cigarro, canudos, lacres, tampinhas e até uma garrafa de vidro da Shell datada de 1930, encontrada enterrada na areia. As atividades contaram com apoio das secretarias municipais de Serviços Públicos, Juventude, Pesca, Lazer e Esporte, Ambiente e Licenciamento Ambiental, além da Guarda-Vidas e da Fiscalização Ambiental.