A temporada de cruzeiros 2024/2025 teve início em Búzios na última segunda-feira (28), marcada pela chegada do navio de luxo World Navigator, da Mystic Cruises, que trouxe à cidade cerca de 300 passageiros e tripulantes. Com o desembarque realizado no Píer do Centro, que passou por reformas, os turistas puderam explorar a cidade e movimentar a economia local, com gasto estimado de R$ 668,91 por pessoa, conforme dados da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro (CLIA).
Durante o dia, como é comum, os visitantes circularam por pontos turísticos e pelo comércio, onde realizaram compras e degustaram a gastronomia local, gerando impactos diretos no comércio e serviços de Búzios. Rogério Guedom, proprietário da Casa Praia D’ecor, enfatizou, à Prensa, a importância dos cruzeiristas: “O período em que tivemos a ausência dos navios impactou negativamente nossos negócios em 80%. O público cruzeirista é vital para nós”. A expectativa é de uma movimentação ainda maior ao longo da temporada, que inclui 106 escalas de navios, alguns com capacidade para até 5 mil pessoas.
Estrutura e segurança para o turismo náutico
A recepção, de acordo com a Prefeitura, ocorreu sem intercorrências, com apoio das secretarias municipais de Ambiente e Urbanismo e de Segurança e Ordem Pública. A demanda é crescente e Búzios, como afirma Marcos Ferraz, presidente executivo da CLIA, é o segundo destino mais visitado por cruzeiristas no Brasil, atrás apenas de Santos, no litoral de São Paulo. No entanto, a crescente competição no setor com o surgimento de novos destinos se preparando para receber essa fatia do mercado, o município precisa de modernizar. É o que afirma Renê Hermann, presidente institucional da Costa Cruzeiro, que esse ano terá 12 escalas em Búzios, seis vezes mais que a temporada passada, em que a empresa realizou apenas duas escalas na cidade.
“É essencial que Búzios se equipare a outros destinos, como Balneário Camboriú, que já facilita operações de embarque e desembarque com a Polícia Federal e Receita, tornando-se mais competitivo”, disse Hermann.
A Prefeitura revitaliza revitalização das estruturas públicas, com obras que incluem novas estruturas de deck, iluminação e melhorias nos sistemas elétrico e hidráulico dos píeres do Centro, Ossos, Golfinho, Pescador e Manguinhos. Búzios também está próxima de ganhar um reforço estratégico para a segurança dos turistas com a possível instalação de um destacamento do Batalhão de Polícia Turística (BPtur). Unidade especializada da Polícia Militar, focada no atendimento ao turista internacional que tem como diferencial a atuação voltada à segurança pública com orientação específica para o turismo. A proposta é oferecer um posto avançado 24 horas no centro de Búzios, mais precisamente na Rua das Pedras, um ponto estratégico de grande movimentação turística.
O diálogo entre a Polícia Militar e o município já está em andamento, e a implementação de melhorias em infraestrutura, impulsionadas por um projeto privado de receptivo de cruzeiristas na Rua das Pedras, pode acelerar esse processo, viabilizando o suporte necessário para o destacamento.